Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
VIOLÊNCIA NO CAMPO
MSTTR e organizações Internacionais se unem contra a violência no campo
WhatsApp

05 de Março de 2013

TEMAS RELACIONADOS:
violência no campo

O Seminário Internacional sobre Violência no Campo, ocorrido ontem (4) durante o 11º Congresso Nacional de Trabalhadores Rurais, foi um momento no qual os participantes puderam se ver como trabalhadores(as) rurais e se reconhecer diante de uma realidade que deixa, muitas vezes, marcas irreversíveis.

O evento foi coordenado pela União Internacional de Trabalhadores da Alimentação, Agrícolas, Hotéis, Restaurantes, Tabaco e Afins (UITA), pela Confederação de Produtores Familiares do MERCOSUL Ampliado (COPROFAM) e pela Confederação de Trabalhadores na Agricultura (CONTAG). Na mesa de abertura estavam presentes Alberto Ercílio Broch (presidente da CONTAG), Gerardo Iglesias (Secretário Executivo Regional da UITA) e Alessandra Lunas (secretária Geral da COPROFAM, secretária de Relações Internacionais e vice-presidente da CONTAG).

Para Alberto Broch, a violência é preocupante na nossa sociedade porque ela existe de diferentes formas: além violência contra os direito humanos e trabalhistas, ela toma forma na pobreza, na falta de oportunidades e na negação de direitos básicos como educação e saúde. “Não seremos uma América Latina desenvolvida se convivermos com todos esses tipos de violência. Precisamos discutir e avançar”, alerta Alberto.

Segundo Alessandra Lunas, no Maranhão, por exemplo, muitas famílias foram despejadas de suas casas. De acordo com a secretária, essas ações vem acontecendo numa disputa rural onde ocorre uma expansão significativa de determinadas monocultoras de produção de cana-de-açúcar. “Até onde é preciso conciliar os interesses da exportação, produção de grande escala com os interesses também sociais das famílias que estão envolvidas? E como dar uma outra condição de qualidade de vida para essas famílias?”, questiona. De acordo com Gerardo Iglesias, a maioria da América Latina sofre com esta situação de uma violência que mata e assassina. “Na Colômbia, por exemplo, 700 sindicalistas do Sindicato Nacional da Indústria Agropecuária foram assassinados”, relatou. Segundos dados da ONU, a cada dez dirigente assassinados no mundo, seis são colombianos.

O Seminário foi dividido em dois painéis: “As diversas formas de violência contra os(as) assalariados(as) rurais e seus direitos: trabalho escravo e precarização das relações de trabalho” e “Violência no Campo relacionada à disputa pela terra e o território”. PAINEL I Moderado por Antonio Lucas, secretário de Assalariados(as) Rurais da CONTAG, o primeiro painel teve como participantes William Mosquera e Jhonsson Torres (ambos da SINTRAINAGRO/Colombia), Noé Ramírez (SITRABI/Guatemala) Leonardo Sakamoto (Repórter Brasil).

Segundo dados sobre trabalho escravo apresentados durante o painel, de 1995 a 2012 foram libertados 44.230 trabalhadores e trabalhadoras rurais no Brasil e estima-se que outros 25 mil ainda são vítimas da escravidão. Jonh Jhonsson disse que um dos problemas na Colômbia é que o governo não prorrogou a reforma agrária. “O setor agropecuário”, revelou, “está abandonado. Não temos nem terra, nem assistência técnica e nem sustentabilidade para avançar neste setor”.

PAINEL II Moderado por Willian Clementino, secretário de Política Agrária da CONTAG, o segundo painel contou com a presença de Calixto Zarate e Giorgio Trucchi (ambos da UITA/Nicaragua), Jose Miguel Nahuelpan (Mucech/Chile) e Udo Wahlbrink (Sttr de Vilhena, Rondônia/Brasil), dentre outros.

Em seu depoimento Udo Wahlbrink, disse que sentiu na pele o que é defender os direitos de trabalhadores(as) rurais. “Há uma disputa de terra muito forte. Famílias são despejadas de forma violenta e sem diálogo”, afirmou. Udo contou também que esteve injustamente preso por oito meses e dez dias e sofreu inúmeras violências e intimidações, além de não ter tido direito a comunicação.

Segundo Miguel Nahuelpan, o Chile computa 50 presos políticos, 10 companheiros assassinados e oitos desaparecidos. “Mulheres, crianças, idosos, todos estão sofrendo”, afirmou. “Esperamos que esta luta seja internacionalizada”, concluiu.

CARTAABERTA No final do Seminário Internacional Sobre Violência no Campo, foi lida e aprovada a Carta Aberta. Para Alessandra Lunas, a pauta do documento unifica a America Latina. “A conjuntura que a América Latina esta vivendo apresenta uma agenda em comum. Que esta carta possa intervir e reverter este quadro de violência no campo”, afirmou.

Clique nos links abaixo para ler a Carta na íntegra. PORTUGUÊS ESPANHOL FONTE: Imprensa CONTAG - Carolina Almeida



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico