Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
3ª MOSTRA NACIONAL DA PRODUÇÃO DAS MARGARIDAS    16 A 18 DE AGOSTO DE 2024 - BRASÍLIA/DF    SAIBA MAIS
MOSTRA DAS MARGARIDAS
Margaridas de todo o Brasil mostram a sua produção em Brasília
WhatsApp

16 de Agosto de 2024


Rafael Fernandes
TEMAS RELACIONADOS:
agricultoras
agroecologia
brasil
feminismo
margaridas
produtoras rurais

“Pela reconstrução do Brasil e pelo bem viver seguiremos em marcha atentas e fortes.” A força de Margarida Alves inspira mulheres a lutar cada vez mais por justiça social e bem viver para todas as pessoas do campo e da cidade. E com toda essa energia foi realizada a abertura da 3ª Mostra Nacional da Produção das Margaridas, nesta sexta-feira (16).

A mesa do ato foi composto pelo presidente da CONTAG, Aristides Santos; secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais, Mazé Morais; secretária de Jovens Trabalhadores (as) Rurais, Mônica Bufon; secretária de Política Agrícola, Vânia Marques Pinto; ministra de Mulheres, Cida Gonçalves; secretária-executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Fernanda Machiaveli; secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Lilian Rahal; secretária-executiva da Secretaria-Geral da Presidência da República, Keli Mafort; diretor representante da FAO no Brasil, Jorge Mesa; coordenação da Marcha Mundial de Mulheres, Sônia Coelho; presidente da Fundação Banco do Brasil, Cleytton Guimarães; representante da Caixa Econômica Federal, Noemi Lemes; representante da FIOCRUZ, Wagner Martins; diretora de Educação e Promoção Social do SENAR, Janete Lacerda; deputada federal Erika Kokay e deputado federal Airton Faleiro.

Em sua fala de abertura, a secretária de Mulheres, Mazé Morais, saudou todos os presentes e completou afirmando que “eu me sinto muito feliz em fazer parte deste movimento e mostrar para a capital do Brasil um pedacinho do resultado da produção dessas mulheres invisibilizado e pouco reconhecido. Obrigada pelo trabalho de vocês, por terem se empenhado, mobilizado e acreditado que é possível. Juntas nós somos mais.”


O presidente da CONTAG, Aristides Santos, afirmou que “o evento é uma pequena amostra da grandeza da produção das agricultoras familiares. Elas se expressam fortemente nas feiras de seus estados, onde a maioria são mulheres. Aqui é uma forma de mostrar e valorizar o potencial da produção feminina.”

Ainda durante a abertura, representantes do Governo Federal leram e entregaram uma carta-compromisso da Secretaria-Geral da Presidência da República reafirmando o compromisso com o tratamento e atendimento à pauta da Marcha das Margaridas, bem como a busca pela articulação de políticas públicas sobre as prioridades apresentadas pelas mulheres durante as audiências interministeriais.

A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, finalizou as falas com “aqui nós estamos derrotando o ódio e mostrando que tem mulheres em todos os cantos do Brasil produzindo para que o nosso país seja feliz. Nós mulheres estamos marchando por amor, porque queremos que todas as pessoas tenham o direito de viver e de se alimentar saudável sem agrotóxicos.”

Após as falas, foi feito uma inauguração simbólica com corte da faixa, com as mulheres do campo, da floresta e das águas cantando, dançando, sorrindo e, principalmente, sendo felizes recebendo as pessoas nesta rica e potente mostra.


A 3ª Mostra Nacional das Margaridas acontecerá até domingo, dia 18 de agosto, no Eixo Cultural Ibero-Americano (antiga Funarte). É realizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), em parceria com as Federações e Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais filiados e das organizações parceiras da Marcha das Margaridas.

O evento conta com o apoio da UFRPE, UnB/FUP, FIOCRUZ, UFSC e SENAR e com o patrocínio da CAIXA, FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL, dos Ministérios do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Secretaria-Geral da Presidência da República, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e das Mulheres e do Governo Federal.

Por Malu Souza / Comunicação CONTAG



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico