“Pela reconstrução do Brasil e pelo bem viver seguiremos em marcha atentas e fortes.” A força de Margarida Alves inspira mulheres a lutar cada vez mais por justiça social e bem viver para todas as pessoas do campo e da cidade. E com toda essa energia foi realizada a abertura da 3ª Mostra Nacional da Produção das Margaridas, nesta sexta-feira (16).
A mesa do ato foi composto pelo presidente da CONTAG, Aristides Santos; secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais, Mazé Morais; secretária de Jovens Trabalhadores (as) Rurais, Mônica Bufon; secretária de Política Agrícola, Vânia Marques Pinto; ministra de Mulheres, Cida Gonçalves; secretária-executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Fernanda Machiaveli; secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Lilian Rahal; secretária-executiva da Secretaria-Geral da Presidência da República, Keli Mafort; diretor representante da FAO no Brasil, Jorge Mesa; coordenação da Marcha Mundial de Mulheres, Sônia Coelho; presidente da Fundação Banco do Brasil, Cleytton Guimarães; representante da Caixa Econômica Federal, Noemi Lemes; representante da FIOCRUZ, Wagner Martins; diretora de Educação e Promoção Social do SENAR, Janete Lacerda; deputada federal Erika Kokay e deputado federal Airton Faleiro.
Em sua fala de abertura, a secretária de Mulheres, Mazé Morais, saudou todos os presentes e completou afirmando que “eu me sinto muito feliz em fazer parte deste movimento e mostrar para a capital do Brasil um pedacinho do resultado da produção dessas mulheres invisibilizado e pouco reconhecido. Obrigada pelo trabalho de vocês, por terem se empenhado, mobilizado e acreditado que é possível. Juntas nós somos mais.”
O presidente da CONTAG, Aristides Santos, afirmou que “o evento é uma pequena amostra da grandeza da produção das agricultoras familiares. Elas se expressam fortemente nas feiras de seus estados, onde a maioria são mulheres. Aqui é uma forma de mostrar e valorizar o potencial da produção feminina.”
Ainda durante a abertura, representantes do Governo Federal leram e entregaram uma carta-compromisso da Secretaria-Geral da Presidência da República reafirmando o compromisso com o tratamento e atendimento à pauta da Marcha das Margaridas, bem como a busca pela articulação de políticas públicas sobre as prioridades apresentadas pelas mulheres durante as audiências interministeriais.
A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, finalizou as falas com “aqui nós estamos derrotando o ódio e mostrando que tem mulheres em todos os cantos do Brasil produzindo para que o nosso país seja feliz. Nós mulheres estamos marchando por amor, porque queremos que todas as pessoas tenham o direito de viver e de se alimentar saudável sem agrotóxicos.”
Após as falas, foi feito uma inauguração simbólica com corte da faixa, com as mulheres do campo, da floresta e das águas cantando, dançando, sorrindo e, principalmente, sendo felizes recebendo as pessoas nesta rica e potente mostra.
A 3ª Mostra Nacional das Margaridas acontecerá até domingo, dia 18 de agosto, no Eixo Cultural Ibero-Americano (antiga Funarte). É realizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), em parceria com as Federações e Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais filiados e das organizações parceiras da Marcha das Margaridas.
O evento conta com o apoio da UFRPE, UnB/FUP, FIOCRUZ, UFSC e SENAR e com o patrocínio da CAIXA, FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL, dos Ministérios do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Secretaria-Geral da Presidência da República, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e das Mulheres e do Governo Federal.
Por Malu Souza / Comunicação CONTAG