Mais de 50 produtoras rurais de diferentes comunidades pelo País se reúnem a partir desta terça-feira (4), em Brasília, para discutir estratégias de comercialização de artigos da agricultura familiar. Elas vão participar de seminário promovido pelo governo federal com o objetivo de facilitar o acesso a informações sobre políticas públicas voltadas ao setor. O evento será realizado até quinta-feira (6), no Auditório da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
"Será um espaço para o intercâmbio de experiências. Muitas vezes, um grupo de produtoras do sul encontra dificuldades em pontos já superados por mulheres do norte, por exemplo", ressalta Dione Manetti, diretor de Fomento da Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego (Senaes/MTE), que participa da abertura do evento.
De acordo com Patrícia Mourão, técnica do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o seminário também abordará temas como qualificação de produtos e de embalagens, além de leis sanitárias. "Nesses três dias vamos tratar de assuntos comuns ao cotidiano da mulher que trabalha no campo. A finalidade é minimizar limites para que as mulheres ampliem sua capacidade de produzir e comercializar", destaca.
A economia solidária como alternativa para a autonomia financeira da mulher e a divisão sexual do trabalho serão destaques no painel da assessora de gênero do Projeto de Promoção do Desenvolvimento Local e Economia Solidária (PPDLES), Ester Dantas. "Precisamos acabar com a invisibilidade da mulher na economia rural. Muitas vezes a mulher assume diversas tarefas que não são tidas como trabalho", avalia Dantas.
Os outros ministérios promotores do seminário são Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM).
Informações:Fernanda Barreto, assessora de imprensa- (61) 9965.1219http://ppdlesnacional.blogspot.com/