Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
MULHERES
Marcha das Margaridas é apresentada em intercâmbio internacional como exemplo de projeto de capacitação e liderança de mulheres rurais
WhatsApp

21 de Julho de 2022



TEMAS RELACIONADOS:
contag
coprofam
intercâmbio
marcha das margaridas
mulheres rurais
relações internacionais

“Abordando as necessidades de capacitação das mulheres e reforçando seu papel de liderança na agricultura familiar” foi o tema da sessão de intercâmbio online realizada ontem, 20 de julho, pelo Fórum Rural Mundial (FRM) com apoio da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), e foco no Pilar 3 transversal do Plano Global de Ação da Década da Agricultura Familiar.

O intercâmbio contou com a participação de três organizações de distintos continentes, entre elas a CONTAG, que apresentaram casos de processos de capacitação voltados para mulheres que essas entidades coordenam em seus territórios, e que, a partir de seus resultados positivos, possam ser exemplo de boas práticas para outras organizações e países na perspectiva do desenvolvimento sustentável com recorte de gênero.

A CONTAG foi indicada pela COPROFAM - Confederação de Organizações de Produtores Familiares do Mercosul Ampliado, organização internacional da qual é filiada, para apresentar sobre a Marcha das Margaridas, visto que hoje esta atividade é reconhecida como a maior mobilização política de mulheres rurais da América Latina. A secretária de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais, foi quem esteve no intercâmbio virtual, apresentando os detalhes sobre a construção dessa mobilização feminina e feminista que há 22 anos é coordenada pela Confederação e protagonizada por milhares de agricultoras familiares brasileiras.


Antes de falar sobre a Marcha em si, Mazé resgatou a história da CONTAG com a implementação de cotas para as mulheres em sua Diretoria, que em 1998 era de, pelo menos, 30% de ocupação obrigatória de dirigentes mulheres, e que hoje é de 50%. E nesse mesmo sentido, também se estabeleceu cotas obrigatórias de participação de mulheres em todos os eventos de formação política e sindical da entidade.

Ações como essas abriram caminhos para debates direcionados à formação política de mulheres como eixo estratégico da CONTAG. E, aos poucos, foi se construindo uma grande agenda baseada nesse princípio, que culminou na Marcha das Margaridas e em um curso exclusivo para líderes sindicais e agricultoras familiares de todo o Brasil. De forma objetiva, Mazé Morais explicou a todas as participantes do intercâmbio internacional sobre cada estrutura utilizada para a construção da Marcha das Margaridas, que tem esse nome em homenagem à Margarida Alves, líder sindical assassinada em 1983. 

“A Marcha das Margaridas é um espaço de formação na ação, que tem uma dimensão pedagógica e feminista. Soma-se a isso uma atividade de capacitação programada: o “Curso de Formação Política para Mulheres” que auxilia na construção de estratégias. A Marcha expressa essa relação intrínseca entre ação-organização-formação em seus processos formativos”, explicou a dirigente.

Mazé abordou ainda os conteúdos trabalhados nas formações, tais como “Estado, poder, democracia, sistema político, eleições - disputando e reafirmando o lugar da mulher”, “A organização e a luta das mulheres no Brasil, das mulheres do campo, bosques e águas e a Marcha das Margaridas”, “A importância da ação afirmativa”, entre outros. E apontou uma série de resultados desses anos de processo, entre eles a importante integração de cada mulher participante consigo mesma e com sua experiência de vida, complementada com um encontro das singularidades de cada uma com a singularidade das participantes, e como isso contribui para o fortalecimento de identidades políticas e da força política dessas mulheres.

Além da CONTAG, outras duas organizações falaram sobre seus projetos para capacitação de mulheres rurais: a ActionAid de Bangladesh, país do sul da Ásia, e a organização da África Central PROPAC - Plateforme Regionale des Organisations Paysannes d'Afrique Centrale. A primeira coordenou um projeto de fortalecimento das capacidades de lobby e negociação política de mulheres agricultoras, e a segunda buscou trabalhar a atuação das mulheres nas organizações representativas locais.

Ao comentar sobre as experiências apresentadas, a diretora do Fórum Rural Mundial, Laura Lorenzo, destacou: “Para o FRM é importante contar sempre com as capacidades que já há nas organizações, e buscar maneiras de reforçá-las, sem precisar criar novas. Eventos como esse são muito importantes para nós, pois incentivam a colaboração e o intercâmbio entre as mulheres e suas formas de se organizar”, afirmou a diretora.

As duas entidades organizadoras do evento, FRM e FAO, também tiveram momentos para apresentar sobre estudos que ambas estão desenvolvendo no contexto do Pilar 3 da Década. Enquanto a FAO apresentou sobre os programas de desenvolvimento de capacidades para o empoderamento das mulheres em que está trabalhando para reforçar a importância dessa pauta em diferentes partes do mundo, o FRM apresentou resultados de uma consulta que fez com 103 mulheres de 53 países que atuam como lideranças políticas.

A consulta buscou entender o contexto de capacitação dessas lideranças e que tipo de trabalho elas desenvolvem em suas organizações e países, para ter elementos que contribuam para desenhar políticas de capacitação mais funcionais e assertivas para a realidade das mulheres rurais em seus territórios.

Ao comentar sobre o tema do intercâmbio, Laura Lorenzo observou que há um conjunto de crises ocorrendo no mundo ultimamente que vem asfixiando os agricultores e agricultoras de diversas formas, e que esses desafios não serão superados se não for dado um protagonismo às mulheres, a partir de autonomia econômica, política e social delas em seus ambientes. “É preciso ampliar a participação delas nas organizações, nos diálogos públicos e em todos os programas que tem a ver com agricultura. O empoderamento e fortalecimento das lideranças femininas ajudam nesse processo”, afirmou Laura.

Fonte: Gabriella Ávila - Jornalista da COPROFAM



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico