Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
DE OLHO NO CONGRESSO
Loterias para Saúde e Turismo, Programa de Estímulo ao Emprego de Mulheres e mais
WhatsApp

01 de Setembro de 2022



TEMAS RELACIONADOS:
agenda legislativa
congresso nacional
de olho no congresso
poder legislativo

O Congresso Nacional realizou, nesta semana, o último esforço concentrado antes do primeiro turno das eleições, para votar medidas provisórias e projetos de lei em Plenário. 


LOTERIAS PARA SAÚDE E TURISMO

O Plenário da Câmara Federal aprovou proposta que autoriza o Poder Executivo a criar as loterias da Saúde e do Turismo, com apostas físicas e virtuais, e gestão por empresa privada. O Projeto de Lei 1561/20 seguirá para a sanção presidencial.

Os/as parlamentares acataram a mudança feita pelo Senado que prevê a possibilidade de as novas loterias serem concedidas à iniciativa privada. Um mês após a publicação, o Ministério da Economia estabelecerá as regras para concessão.

Os valores dos prêmios não reclamados pelos apostadores serão revertidos ao FNS no caso da Loteria da Saúde; e à Embratur, no caso da Loteria do Turismo.

Fonte: Agência Câmara de Notícias


PROGRAMA DE ESTÍMULO AO EMPREGO DE MULHERES

Câmara Federal e Senado aprovaram a Medida Provisória 1116/2021, que cria o Programa Emprega + Mulher com normas para incentivar a empregabilidade das mulheres. 

A MP flexibiliza o regime de trabalho de mães e pais e aumenta o valor de crédito que pode ser concedido a microempreendedoras. Ainda desobriga que empresas mantenham locais para bebês que ainda estejam na fase de amamentação sob a condição de que seja feito um reembolso-creche.

Além da inclusão no texto de homens e mulheres com crianças entre os/as beneficiários/as da flexibilização do regime de trabalho para apoio à parentalidade, estão previstas regras de paridade salarial entre homens e mulheres que exercem a mesma função dentro da mesma empresa. 

Fonte: Agência Câmara de Notícias


HABITAÇÃO POPULAR

A Câmara Federal e Senado aprovaram a Medida Provisória 1114/22 e estendeu a cobertura do Fundo Garantidor de Habitação Popular (FGHab) a imóveis usados ou já existentes. Atualmente, o fundo cobre apenas imóveis novos. 

O texto também prevê tratamento especial a microempreendedores individuais e microempresas na cobrança de comissão pecuniária de fundos com finalidades específicas que contem com a participação da União. Com isso, essas empresas terão o custo reduzido ao tomar um crédito.

A MP também amplia a situação em que o fundo poderá ser utilizado. Antes da edição da MP, o uso do fundo como garantia era permitido em caso de desemprego, morte, invalidez permanente ou redução temporária da capacidade de pagamento para família com renda mensal de até R$ 4.650,00. 

Criado em 2009, o fundo tinha o objetivo de garantir aos bancos que as prestações mensais para financiar casas no âmbito do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) seriam pagas. 

Fonte: Agência Câmara de Notícias


COBERTURA DE TRATAMENTOS DE SAÚDE

Aprovado pelo Senado o projeto de lei que derruba o chamado “rol taxativo” para a cobertura de planos de saúde (PL 2.033/2022). Pelo texto, os planos de saúde poderão ser obrigados a financiar tratamentos de saúde que não estiverem na lista mantida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O projeto foi para a sanção presidencial.

O “rol taxativo” vem de uma interpretação da lei que rege os planos de saúde (Lei 9.656, de 1998). Ela determina que a cobertura dos planos deve ser estabelecida pela ANS, que mantém o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde (Reps). Em junho, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que os planos só estariam obrigados a financiar tratamentos listados no Reps. A decisão provocou a mobilização de associações de pacientes usuários de planos de saúde, cujos tratamentos seriam interrompidos em razão da adoção do rol taxativo.

Fonte: Agência Senado


TRANSPORTE PÚBLICO DE IDOSOS

Publicada medida provisória que libera R$ 2,5 bilhões a serem repassados a empresas de ônibus (MP 1.134/2022). Parte do valor custeará a gratuidade do transporte público para pessoas acima de 65 anos em estados e municípios.

Os recursos também serão utilizados como auxílio emergencial para caminhoneiros e taxistas. Segundo nota do governo, a MP visa reduzir impactos decorrentes da elevação nos preços dos combustíveis ocorrida neste ano e deve atender setores mais vulneráveis da sociedade. O governo acrescenta que a MP “não afeta o teto de gastos nem o cumprimento da meta de resultado primário".

Fonte: Agência Senado


LEIS PAULO GUSTAVO E ALDIR BLANC 2

Publicada medida provisória (MP 1.135/2022) que permite ao governo federal adiar os repasses aos setores da cultura e de eventos previstos em três leis criadas por conta da pandemia da Covid-19: as leis Paulo Gustavo (Lei Complementar 195, de 2022), Aldir Blanc 2 (Lei 14.399, de 2022) e do Perse (Lei 14.148, de 2021).

A MP tem validade até 27 de outubro, prorrogável por mais 60 dias, caso a apreciação nas duas casas do Congresso não tenha sido concluída. 

As leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2 haviam sido integralmente vetadas pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, e promulgadas em julho após mobilização da sociedade para a derrubada dos vetos pelo Congresso Nacional. 

Fonte: Agência Senado

Elaborado pela Assessoria Legislativa da CONTAG



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico