“Semeando Resistência e Cultivando um Mundo Novo”. Esse é o lema do 4º Festival Nacional da Juventude Rural, que será realizado nos dias 25 a 27 de abril de 2023. E nessa trajetória de semear a resistência com os/as jovens do campo, da floresta e das águas para cultivar um mundo novo e melhor para todos/as, foram realizados cinco Festivais Regionais da Juventude Rural com Oficinas de Comunicação Popular.
Foram realizados no período de outubro a dezembro de 2022 os Festivas das Regiões Sul, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. Agora, para concluir essa jornada, nos dias 25 a 27 de janeiro de 2023, foi realizado o Festival da Região Norte, em Belém/PA, com a participação de cerca de 80 jovens dos sete estados (AC, AM, AP, PA, RO, RR e TO), além de dirigentes e assessorias das Federações envolvidas e da CONTAG. A atividade contou com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e com a parceria da Repórter Brasil na realização de oficina prática de comunicação.
O Festival Regional dedicou boa parte da sua programação para a realização de oficinas de comunicação popular, de oratória, de prática para a produção de vídeos, de teatro político e de escrita criativa. Essas oficinas foram bem participativas, realizadas pela Assessoria de Comunicação da CONTAG, por profissionais da ONG Repórter Brasil e pela Assessoria da Secretaria de Jovens da Confederação. Um dos objetivos foi preparar os/as jovens para participarem da construção do Plano de Comunicação do 4º Festival Nacional de Juventude Rural e para integrarem a Rede de Comunicadores e Comunicadoras Populares coordenado pela CONTAG.
A mesa de abertura política foi composta pela secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon, pela presidenta da FETAGRI-PA, Angela Conceição de Jesus, pela secretária de Jovens da FETAGRI-PA, representando todos/as secretários/as de Jovens da Região, Gislane Sousa, pela coordenadora da Regional Norte da CONTAG, Guanamar Soares de Sousa, e pela secretária de Juventude da CUT, Cristiana Paiva.
A análise de conjuntura foi um momento muito rico para a juventude. Foi um diálogo sobre o momento político pós-eleição e de aprofundamento do tema do Festival, “Semeando Resistência e Cultivando um Mundo Novo”. Questões climáticas, preservação da floresta, dos povos das águas e o papel da agricultura familiar e da Sucessão Rural da juventude também foram debatidos durante essa análise que contou com a participação de Larissa Martins, secretária da Juventude do PT do Pará, e Elielson Silva, professor da UFPA.
Ainda no primeiro dia houve um trabalho em grupos com leitura dos pontos de pauta da plataforma da juventude para o campo, debate e sugestões ao documento.
No segundo dia do Festival, além das oficinas práticas de comunicação, foram socializadas questões referentes ao Curso Inovar Juventude Rural, sobre estratégias de mobilização e de organização dos/as jovens rurais da Região Norte para o 4º Festival Nacional da Juventude Rural e os estados fizeram trabalho em grupo para contribuir com esse processo e apresentar sugestões.
No último dia a programação contou com uma visita pedagógica ao Museu Emílio Goeldi de História Natural. O objetivo foi fortalecer o diálogo sobre o papel da juventude da agricultura familiar na preservação e recuperação do meio ambiente, especialmente do Bioma Amazônico.
Ao longo da programação, o Festival Regional também contou com a presença do secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG, Carlos Augusto (Guto), e da Diretoria e assessoria da FETAGRI-PA.
A secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon, comemora com muito entusiasmo a realização do quinto Festival Regional e o encerramento dessa jornada importante de preparação para o 4º Festival Nacional da Juventude Rural. E que, cada um deles, a programação, a metodologia, os conteúdos das oficinas foram sendo aprimorados, inclusive a forma de ouvir, de dialogar e de conduzir a atividade, focando muito na realidade da juventude rural de cada região.
“Foram cinco Festivais de muita construção, de muita partilha, de muitos desafios, mas de muitas coisas boas e para o nosso 4º Festival Nacional. Com o Festival da Região Norte fechamos esse ciclo de diálogo com a nossa juventude, principalmente de construção da nossa pauta. Estamos saindo com elementos e propostas do País todo para que possamos dialogar com o governo federal os anseios dos/as jovens do campo, da floresta e das águas”, avaliou Mônica.
A secretária de Jovens da CONTAG destacou a quantidade de jovens participando de uma atividade do movimento sindical pela primeira vez e que todos/as os/as participantes contribuíram de forma significativa nesse processo de construção. “Foi um momento importante para escutar os anseios da juventude do Norte, que tem demandas muito específicas, em especial sobre questões ambientais e do bioma Amazônico.”
A secretária de Juventude e vice-presidente da FETAGRI-PA, Gislane Sousa, disse que a realização do Festival Regional da Juventude Rural do Norte em preparação ao 4º Festival Nacional, foi um momento único. “Tivemos momentos de reflexão e análise, com todos os estados, com estados de forma individual e em grupos. Também tivemos momentos de atividades práticas, momentos de críticas a nossa realidade, mas, também espaços em que os/as jovens tinham que elaborar propostas que melhorem sua condição de vida. Tivemos a participação de muitos jovens que estão se inserindo na luta sindical, muita diversidade, espaços de troca de conhecimento e que não ocorrem no formato digital.”
Gislane completou: “Mesmo com todas as dificuldades que encontramos nesse processo, pois é uma região extensa com limitações de locomoção, conseguir construir esse encontro é pra nós uma conquista muito importante enquanto juventude que vive em toda essa extensão e diversidade.”
O jovem Lucas Henrique Santos de Lima, do estado do Acre, foi um dos participantes do Festival Regional do Norte. “Foi um momento importante para conhecer pessoas novas, conhecer mais sobre as atividades do movimento sindical, sobre políticas públicas, entre outras coisas. Foi maravilhoso! Um evento que vou levar para a minha vida toda e também vou levar para os meus companheiros que estão no meu estado e quero participar outras vezes e trazer mais jovens comigo para esse movimento que só cresce”, destacou.
Fonte: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi