Você quer saber como manter adolescentes de 11, 12, 13 e 14 anos prestando atenção no que um(a) adulto fala? O segredo é ouvir mais e dialogar com o que eles dizem, que é muito importante e mostra quais as necessidades reais de cada comunidade. Os/as jovens estudantes do Centro Educacional Incra 9 - que fica na área rural do Distrito Federal, a 37 km da CONTAG – sabem o que querem, e rápido: transporte de qualidade, áreas de esporte e lazer, melhor merenda e ventiladores nas salas de aula (para mencionar só algumas reivindicações).
Nessa escola, o Programa Jovem Saber faz parte das atividades curriculares e está abrindo a oportunidade de apresentar o movimento sindical e a possibilidade de organização da juventude trabalhadora. Estudantes do 6º ao 9º estão lendo e dialogando sobre os temas das cartilhas, a partir da própria realidade de jovens rurais.
Para falar sobre o tema da Sucessão Rural (o módulo 7), a Secretaria de Jovens da CONTAG foi à escola em duas tardes neste mês de setembro, para ouvir e falar sobre o que significa o termo e o que é necessário para a permanência no campo com qualidade de vida. As atividades foram iniciadas com apresentações do grupo de teatro da escola, o Vozes do Campo, sobre a luta da comunidade pela educação do campo e pela construção da escola.
A partir da peça e da imagem da mandala da Sucessão Rural, o grupo foi construindo o conceito e interagindo sobre os desafios e possibilidades de mudança da realidade. No processo, foram levantados o tema das eleições, da luta de classes, da concentração de terras, da importância da agricultura familiar para segurança e soberania alimentar e muitos outros temas.
“A experiência com o Incra 9 pode ser o início de um caminho para o trabalho com o Jovem Saber em outras escolas do Distrito Federal e em todo o Brasil. Estamos muito felizes com essa oportunidade e estamos planejando uma sistematização para compartilhar o que estamos construindo”, afirma a secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon.
Fonte: Secretaria de Jovens da CONTAG