Ao longo de 2022, a Secretaria de Jovens da CONTAG desenvolveu um trabalho inovador na disseminação do Programa Jovem Saber nas comunidades. O Centro Educacional (CED) Incra 9 foi parceira na formação dos/as estudantes do 6º ao 9º ano e a coroação foi a Transformatura das turmas na tarde desta terça-feira (29), no CESIR/CONTAG.
A solenidade contou com a presença do presidente da CONTAG, Aristides Santos, da secretária de Jovens, Mônica Bufon, do diretor do CED Incra 9, Márcio Régis, de professoras/es, dos/estudantes e de representantes da Comissão Nacional de Jovens. O auditório da CONTAG estava ornamentado como um bosque, fazendo referência ao “Bosque do Jovem Saber”. Na última sexta-feira (25), em terreno ao lado da escola, os/as estudantes plantaram seis mudas de árvores do cerrado, como projeto de finalização dos oito módulos do programa, incluídos no currículo escolar. Esse bosque é símbolo do esperançar, de fortalecimento das raízes, da diversidade, da luta e resistência da juventude rural.
“Essa é a primeira experiência no País de trabalhar o Jovem Saber nas escolas rurais. Vocês abriram as portas e tenho certeza que, nos próximos anos, podemos fazer um trabalho ainda melhor. A CONTAG está feliz de receber vocês aqui hoje, um simbolismo forte na nossa luta pela garantia da sucessão rural”, destacou Mônica Bufon. A dirigente aproveitou para reafirmar o convite para o 4º Festival Nacional da Juventude Rural, nos dias 25 a 27 de abril de 2023, em Brasília/DF.
O presidente da CONTAG apresentou a CONTAG aos/às participantes, destacando o seu papel, a sua representação e principais bandeiras. Aristides também destacou a importância dessa parceria e a aproximação da Confederação com a sociedade. “Essa relação com as escolas rurais é nova e estamos apostando muito nisso. Vocês vão ajudar a CONTAG a disseminar essa experiência no país inteiro, vão ajudar a plantar novas ideias para o fortalecimento da agricultura familiar e para a formação dos trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares, independente da idade”.
O diretor do CED Incra 9, Márcio Régis, também destacou a importância dessa parceria e do aprendizado oferecido a partir do programa Jovem Saber. “Pela primeira vez, estamos tendo a oportunidade de fazer uma formação sobre o campo, sobre aonde os nossos estudantes estão inseridos, sobre a identidade da agricultura familiar. Estão tendo a oportunidade de conhecer melhor sobre o chão que pisam. A escola é local de aprendizagem e formação e ficamos felizes de estar concluindo uma das formações com temas tão importantes sobre cidadania, agricultura familiar, água, entre outros também importantes. Tenho muito a agradecer à CONTAG e que essa parceria aconteça pelos próximos anos”.
Os/as formandos/as foram representados pelas estudantes Vitória Ferreira e Kyria Sousa, que falaram brevemente sobre os seus sentimentos ao longo da formação do Jovem Saber.
“Um dos temas que me chamou a atenção foi sobre a agricultura familiar. Aprendi valores sobre a família rural e identidade do campo”, disse Vitória.
“No campo podemos plantar, colher e vender. Foi importante aprender sobre a relação com os alimentos e com a nossa responsabilidade social”, ressaltou Kyria.
Os/as formandos receberam os certificados e o programa Jovem Saber continuará a ser trabalhado no próximo ano a partir da parceria com a CONTAG e o Centro Educacional Incra 9.
Jovem Saber, qual é sua missão? É lutar com resistência e fazer transformação!
Fonte: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi