Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
MEIO AMBIENTE
Dia de Luta em Defesa da Amazônia!
WhatsApp

05 de Setembro de 2022


Comunicação: Arte - Fabris Martins
TEMAS RELACIONADOS:
amazônia
contag

A nossa Amazônia ocupa mais da metade do território brasileiro, mas a sua importância vai além das suas fronteiras. A Amazônia é a maior responsável pela regulação do regime de chuvas do Sul, do Sudeste e do Centro-oeste brasileiro, as maiores regiões produtoras do Brasil, ou seja, para qualquer agricultor e agricultora plantar e colher nessas regiões é preciso receber as chuvas amazônicas através de um fenômeno conhecido como *“rios voadores”. 

Mas, infelizmente, o avanço do desmatamento sobre o bioma amazônico tem provocado períodos com chuva acumulada e períodos com grandes estiagens que castigam a agricultura e o abastecimento público das cidades. 

Só em 2021 foram destruídos 10.362 km² de mata nativa, o que equivale a metade do estado de Sergipe, quase a metade disso, 4.915 km² foram destruídos dentro de territórios federais.  (Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE). 

Lamentavelmente os grileiros e especuladores, usam a máscara da produção de alimentos através do agronegócio para “passar a boiada”, promovendo assim o desmatando da floresta e o envenenando das águas com agrotóxicos. 

A Amazônia sofre com a ação do garimpo ilegal que desmata e contamina os rios com mercúrio, entre outros produtos químicos pesados. 

Enquanto isso aqueles e aquelas que protegem o meio ambiente (agricultores e agricultoras familiares, indígenas, quilombolas, extrativistas, ribeirinhos, pescadores e pescadoras artesanais, entre outros povos) que produzem e protegem o bioma amazônico sofrem com a violência provocada por criminosos do agronegócio e grandes empresas nacionais e multinacionais, nos seus territórios, além da falta de crédito, de assistência técnica e condições para acessar mercados, e ainda com a falta de saúde, de educação, entre outras políticas públicas e direitos. 

“O governo simplesmente está fechando os olhos para a destruição e dando as costas para os povos tradicionais que produzem e protegem a Amazônia”, frisa a secretária de Meio Ambiente da CONTAG.

Sandra ainda complementa: “Neste Dia da Amazônia - 5 de setembro, a CONTAG, Federações e Sindicatos filiados denunciam o ecocídio da Amazônia e celebram a riqueza da maior floresta tropical do mundo e a importância dos(as) agricultores e agricultoras familiares, entre outros povos que a guardam e a preservam”. 

Vale destacar que em defesa da Amazônia e dos povos que a guardam, a CONTAG, Federações e Sindicatos filiados contribuem e participam de várias campanhas e ações, a exemplo da Campanha de Autoproteção de Comunidades e Lideranças Ameaçadas: A vida por um fio; Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida; Campanha Contra a Violência no Campo; Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida; Campanha Despejo Zero; do Fórum Social Pan-Amazônico (FOSPA), além de articulações no Congresso Nacional, Assembleias Legislativas e Câmaras municipais.  

No Dia da Amazônia e em todos os dias, a CONTAG, Federações e Sindicatos seguem como afirmava Chico Mendes: “No começo pensei que estivesse lutando para salvar seringueiras, depois pensei que estava lutando para salvar a Floresta Amazônica. Agora, percebo que estou lutando pela humanidade”. Chico Mendes, ambientalista e sindicalista assassinado porque lutava em defesa da Amazônia e dos seus povos. 

*Rios voradores - Processo que se cria através do vapor expelido pelas árvores que produzem suas próprias chuvas, só que a floresta produz tanta água que, através dos ventos, os chamados“rios voadores são arrastados por boa parte da América Latina, sendo que, a quebra deste fenômeno impacta diretamente no regime de chuvas, principalmente em território brasileiro.


Comunicação CONTAG - Barack Fernandes e Secretaria de Meio Ambiente - Raul Zoche




WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico