A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) e as Federações do Tocantins (FETAET), do Pará (FETAGRI-PA) e do Ceará (FETRAECE) realizaram nesta semana mais uma rodada desta 2ª etapa das Oficinas de Base "Planejando Ações para o Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário".
Os principais destaques apontados pelos(as) participantes das Oficinas de Base, foram: fortalecer a sustentabilidade político-financeira, em especial, através da Campanha Nacional de Sindicalização: Sindicato de Portas Abertas; eleger candidaturas que priorizem o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS); realizar ações e articulações pela reforma agrária e regularização fundiária e por políticas públicas, organizar feiras da Agricultura Familiar, realizar seminários com temáticas ambientais: trabalhar e ampliar as práticas do associativismo e do cooperativismo; potencializar a participação dos sujeitos do campo (juventude, mulheres e terceira idade); investir na formação e comunicação sindical e popular e em atividades específicas que resgatem a cultura e os saberes dos povos do campo.
TOCANTINS
No Tocantins, a Oficina de Base aconteceu de 17 a 19 de agosto, em Palmas, com dirigentes, lideranças e funcionários/funcionárias das Regionais Sindicais (Centro, Apa-Cantão, Sudeste e Sul). A secretária Geral da CONTAG, Thaisa Daiane Silva, a Assessoria da Confederação Ana Bisneto de Moura e Ivo Lourenço da Silva Oliveira, além da Diretoria da FETAET, contribuíram com o debate. Mais especificamente no Tocantins foi apontado também como ação: implementar a assistência técnica e extensão rural, com alunos e alunas de Escolas Famílias Agrícolas (EFAs).
PARÁ
Realizada de 16 a 18, em Castanhal, a Oficina de Base contou com a participação de 83 dirigentes e funcionários/funcionárias dos Sindicatos das Regionais Guajarina, Tocantina e Salgado, além do secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG, Carlos Augusto Silva (Guto), de Política Agrária da CONTAG, Alair Luiz dos Santos, do assessor da Confederação, Givanilson Porfírio (Gil) e de dirigentes da Federação do Pará (FETAGRI-PA). No Pará, além das propostas semelhantes aos outros estados que realizaram Oficina de Base nesta semana, ainda deve ser prioridade: fortalecer o trabalho de base através do curso midiativismo promovido pela ENFOC e possibilitar momentos para discutir sobre a hidrovia Araguaia-Tocantins.
CEARÁ
No Ceará, a Oficina de Base aconteceu de 15 a 17, no município do Crato, com a presença e proposições de dirigentes das Regionais Sindicais do Cariri e Centro/Vale do Salgado. Pela CONTAG estiveram presentes a secretária de Mulheres, Mazé Morais e os assessores Antônio Lacerda e Ronaldo Ramos. A Diretoria da FETRAECE também esteve presente nos três dias de atividade.
Comunicação CONTAG - Barack Fernandes