Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
3ª MOSTRA NACIONAL DA PRODUÇÃO DAS MARGARIDAS    16 A 18 DE AGOSTO DE 2024 - BRASÍLIA/DF    SAIBA MAIS
OFICINAS DE BASE
CONTAG planeja ações para o desenvolvimento rural sustentável e solidário
WhatsApp

26 de Agosto de 2022



TEMAS RELACIONADOS:
contag na base
fortalecimento do msttr
oficina de base
padrss
sindicalização
trabalho de base

A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) segue na realização da 2ª Etapa das Oficinas de Base em todo o País. Nesta semana, foram realizadas nos estados do Pará, Paraíba, Amazonas, Bahia, São Paulo e Tocantins, reunindo um bom público, com profundos debates e gerando bons compromissos para avançar no desenvolvimento rural sustentável e solidário. 

Nos dias 22 a 24 de agosto foi realizada Oficina de Base em Santarém/PA, reunindo as Regiões do Baixo Amazonas, BR 163 - Alto Tapajós. Participaram 83 pessoas dos STTRs dessas regiões, da FETAGRI-PA, CUT/PA e da CONTAG. A Confederação esteve representada pelo presidente Aristides Santos, pelo secretário de Formação e Organização Sindical, Carlos Augusto (Guto) e pelo assessor Givanilson Silva. Nesta oficina, os/as participantes definiram como compromissos prioritários a formação, gestão e organização sindical e trabalho de base; Marcha das Margaridas e Festival da Juventude Rural; defesa do território e regularização ambiental; Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas; organização da produção, associativismo e cooperativismo; e a comunicação.


Nos dias 23 a 25 de agosto foi realizada mais uma Oficina de Base na Paraíba, reunindo o Polo da Zona da Mata. A atividade foi realizada na capital João Pessoa. Além de representantes dos Sindicatos deste Polo, a Oficina contou com a participação de representantes da FETAG-PB e da CONTAG. A Confederação esteve representada pelo secretário de Política Agrária, Alair Luiz dos Santos, e pelo assessor Arnaldo Brito. Os/as participantes definiram como compromissos prioritários a criação dos polos regionais no estado; realização de intercâmbio entre os Sindicatos, principalmente nas questões referentes ao Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF); e criação de grupos no WhatsApp por Polo para socializar as informações mais rapidamente e de forma mais efetiva. Outros compromissos elencados são comuns a outras oficinas já realizadas.


Já nos dias 24 a 26 de agosto foram realizadas quatro Oficinas de Base. Uma delas aconteceu no município de Benjamin Constant/AM, reunindo cerca de 70 pessoas de quatro Sindicatos do Polo Alto Solimões (Tabatinga, Benjamin Constant, Santo Antônio do Içá e Atalaia do Norte) e da FETTAGRI-AM. A atividade também contou com participação de representantes da CONTAG, o vice-presidente e secretário de Relações Internacionais, Alberto Broch, e os assessores Ronaldo Ramos e Décio Sieb. Os temas prioritários nesta oficina foram a Sustentabilidade político-financeira; a Organização da produção e comercialização; a Comunicação; os Sujeitos (juventude, mulheres, terceira idade); as Eleições (2022 e 2024); e a Formação e Organização Sindical.


Outra Oficina de Base realizada no mesmo período foi a de Palmas/TO, reunindo 72 pessoas dos STTRs das regionais Bico do Papagaio e Norte, bem como de representantes da FETAET e Unicafes/TO. Da CONTAG, participaram o presidente Aristides Santos, o assessor Givanilson Silva e o técnico da Subseção DIEESE/CONTAG, Alexandre Ferraz. Os compromissos definidos como prioritários nesta atividade foram a comunicação; a sustentabilidade político-financeira; a produção e comercialização; a organização sindical e o fortalecimento do trabalho de base; e o trabalho com a juventude.


Também nos dias 24 a 26 foi realizada a Oficina de Base de Santo Antônio de Jesus/BA, reunindo os Polos de Feira de Santana (Região Metropolitana) e Recôncavo Sul. Além de representantes dos Sindicatos e da FETAG-BA, a CONTAG esteve representada pela secretária de Política Agrícola, Vânia Marques Pinto, e pelos assessores Adriana Fetzner e Raul Zoche. Os/as participantes definiram como compromissos prioritários a formação e organização; a sustentabilidade político-financeira; a produção de comercialização; a educação do campo; a realização do Grito da Terra estadual e nacional; os Sujeitos (juventude, mulheres, terceira idade); as Eleições 2022; gestão sindical; regularização fundiária e reforma agrária; e comunicação.


Por fim, nos mesmos dias foi realizada a Oficina de Base de Araçatuba/SP, reunindo 60 participantes dos Sindicatos dos Polos de Votuporanga e Presidente, da FETAESP, do representante do Senar, Vicente Cruz Filho, e dos/as representantes da CONTAG. Pela Confederação estavam a secretária Geral, Thaisa Daiane, e os assessores Marcos Pereira e Lorena Freitas. As prioridades definidas ao longo da Oficina foram a Comunicação; a Comercialização - Cooperativismo e Associativismo; a Formação Político-Sindical; a Sustentabilidade Político-Financeira; e a Reforma Agrária - Acampamentos e Assentamentos.


Os temas das Eleições 2022 e da Sustentabilidade Político-Financeira do Sistema Confederativo (Sindicatos, Federações e CONTAG) foram uns dos mais aprofundados ao longo dessas oficinas, assim como em outros territórios onde já aconteceram. 

“Foram oficinas com bastante representatividade e com debate qualificado. Entendemos que a sua realização ajudou a compreender o processo de organização de base, do trabalho conjunto que precisa ser feito, cada entidade com o seu papel, para que tenhamos um movimento cada vez mais forte, com maior participação das mulheres e da juventude, com maior número de associados/as, e que o seu trabalho impacte mais diretamente na vida das famílias agricultoras”, avaliou Aristides Santos. 

A realização das Oficinas de Base foi uma definição do Planejamento Estratégico da CONTAG. Elas significam um importante momento de ida da CONTAG aos polos/regionais sindicais para fazer uma escuta e debater, em conjunto com as Federações e Sindicatos filiados, a realidade local e nacional, bem como construir compromissos comuns que apontem inovações para fortalecer a ação e prática sindical e o Sistema Confederativo (STTRs, FETAGs e CONTAG).

Fonte: Assessoria de Comunicação da CONTAG – Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico