A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) segue na realização da 2ª Etapa das Oficinas de Base em todo o País. Nesta semana, foram realizadas nos estados do Pará, Paraíba, Amazonas, Bahia, São Paulo e Tocantins, reunindo um bom público, com profundos debates e gerando bons compromissos para avançar no desenvolvimento rural sustentável e solidário.
Nos dias 22 a 24 de agosto foi realizada Oficina de Base em Santarém/PA, reunindo as Regiões do Baixo Amazonas, BR 163 - Alto Tapajós. Participaram 83 pessoas dos STTRs dessas regiões, da FETAGRI-PA, CUT/PA e da CONTAG. A Confederação esteve representada pelo presidente Aristides Santos, pelo secretário de Formação e Organização Sindical, Carlos Augusto (Guto) e pelo assessor Givanilson Silva. Nesta oficina, os/as participantes definiram como compromissos prioritários a formação, gestão e organização sindical e trabalho de base; Marcha das Margaridas e Festival da Juventude Rural; defesa do território e regularização ambiental; Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas; organização da produção, associativismo e cooperativismo; e a comunicação.
Nos dias 23 a 25 de agosto foi realizada mais uma Oficina de Base na Paraíba, reunindo o Polo da Zona da Mata. A atividade foi realizada na capital João Pessoa. Além de representantes dos Sindicatos deste Polo, a Oficina contou com a participação de representantes da FETAG-PB e da CONTAG. A Confederação esteve representada pelo secretário de Política Agrária, Alair Luiz dos Santos, e pelo assessor Arnaldo Brito. Os/as participantes definiram como compromissos prioritários a criação dos polos regionais no estado; realização de intercâmbio entre os Sindicatos, principalmente nas questões referentes ao Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF); e criação de grupos no WhatsApp por Polo para socializar as informações mais rapidamente e de forma mais efetiva. Outros compromissos elencados são comuns a outras oficinas já realizadas.
Já nos dias 24 a 26 de agosto foram realizadas quatro Oficinas de Base. Uma delas aconteceu no município de Benjamin Constant/AM, reunindo cerca de 70 pessoas de quatro Sindicatos do Polo Alto Solimões (Tabatinga, Benjamin Constant, Santo Antônio do Içá e Atalaia do Norte) e da FETTAGRI-AM. A atividade também contou com participação de representantes da CONTAG, o vice-presidente e secretário de Relações Internacionais, Alberto Broch, e os assessores Ronaldo Ramos e Décio Sieb. Os temas prioritários nesta oficina foram a Sustentabilidade político-financeira; a Organização da produção e comercialização; a Comunicação; os Sujeitos (juventude, mulheres, terceira idade); as Eleições (2022 e 2024); e a Formação e Organização Sindical.
Outra Oficina de Base realizada no mesmo período foi a de Palmas/TO, reunindo 72 pessoas dos STTRs das regionais Bico do Papagaio e Norte, bem como de representantes da FETAET e Unicafes/TO. Da CONTAG, participaram o presidente Aristides Santos, o assessor Givanilson Silva e o técnico da Subseção DIEESE/CONTAG, Alexandre Ferraz. Os compromissos definidos como prioritários nesta atividade foram a comunicação; a sustentabilidade político-financeira; a produção e comercialização; a organização sindical e o fortalecimento do trabalho de base; e o trabalho com a juventude.
Também nos dias 24 a 26 foi realizada a Oficina de Base de Santo Antônio de Jesus/BA, reunindo os Polos de Feira de Santana (Região Metropolitana) e Recôncavo Sul. Além de representantes dos Sindicatos e da FETAG-BA, a CONTAG esteve representada pela secretária de Política Agrícola, Vânia Marques Pinto, e pelos assessores Adriana Fetzner e Raul Zoche. Os/as participantes definiram como compromissos prioritários a formação e organização; a sustentabilidade político-financeira; a produção de comercialização; a educação do campo; a realização do Grito da Terra estadual e nacional; os Sujeitos (juventude, mulheres, terceira idade); as Eleições 2022; gestão sindical; regularização fundiária e reforma agrária; e comunicação.
Por fim, nos mesmos dias foi realizada a Oficina de Base de Araçatuba/SP, reunindo 60 participantes dos Sindicatos dos Polos de Votuporanga e Presidente, da FETAESP, do representante do Senar, Vicente Cruz Filho, e dos/as representantes da CONTAG. Pela Confederação estavam a secretária Geral, Thaisa Daiane, e os assessores Marcos Pereira e Lorena Freitas. As prioridades definidas ao longo da Oficina foram a Comunicação; a Comercialização - Cooperativismo e Associativismo; a Formação Político-Sindical; a Sustentabilidade Político-Financeira; e a Reforma Agrária - Acampamentos e Assentamentos.
Os temas das Eleições 2022 e da Sustentabilidade Político-Financeira do Sistema Confederativo (Sindicatos, Federações e CONTAG) foram uns dos mais aprofundados ao longo dessas oficinas, assim como em outros territórios onde já aconteceram.
“Foram oficinas com bastante representatividade e com debate qualificado. Entendemos que a sua realização ajudou a compreender o processo de organização de base, do trabalho conjunto que precisa ser feito, cada entidade com o seu papel, para que tenhamos um movimento cada vez mais forte, com maior participação das mulheres e da juventude, com maior número de associados/as, e que o seu trabalho impacte mais diretamente na vida das famílias agricultoras”, avaliou Aristides Santos.
A realização das Oficinas de Base foi uma definição do Planejamento Estratégico da CONTAG. Elas significam um importante momento de ida da CONTAG aos polos/regionais sindicais para fazer uma escuta e debater, em conjunto com as Federações e Sindicatos filiados, a realidade local e nacional, bem como construir compromissos comuns que apontem inovações para fortalecer a ação e prática sindical e o Sistema Confederativo (STTRs, FETAGs e CONTAG).
Fonte: Assessoria de Comunicação da CONTAG – Verônica Tozzi