Representantes da CONTAG estiveram no 2º Encontro de Formação de Extensionistas e Agentes de Ater, realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). Durante dois dias, a partir desta quarta-feira (07), o evento tem como objetivo organizar o processo de construção de um Marco de Referência e de um Plano Nacional de Formação de Extensionistas e Agentes de Ater, assim como fortalecer as ações do MDA com órgãos diversos.
“Este segundo encontro é fundamental porque promove formação e debates sobre como superar os desafios da política nacional de Ater. Nós temos problemas reais a serem superados, tanto dentro da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural quanto no campo brasileiro”, explica a secretária de Política Agrícola da CONTAG, Vânia Marques Pinto.
Em média 170 lideranças, entre representações de organizações parceiras do MDA no tema, movimentos sociais bem como outros ministérios e órgãos federais, se reuniram de forma híbrida, presencial e virtual.
“Nós temos diversos problemas, como o gargalo do orçamento, e nós precisamos desta formação para esse momento que é o de pensar na segurança e soberania alimentar. Também existe o contexto de mudança climática. É preciso pensar em sistemas agroalimentares resilientes às mudanças climáticas, fortalecer transições agroecológicas e efetivar para que a agroecologia seja a principal forma de produção de alimentos do nosso país”, continua a secretária.
Principais objetivos:
Promover o intercâmbio de saberes e práticas, fortalecendo a articulação do conjunto de ações em curso na parceria com o MDA;
Avançar na construção de um Marco de Referência para Ações de Formação de Extensionistas e Agentes de Ater;
Avançar na construção do Plano Nacional de Formação de Extensionistas e Agentes de Ater.
Por Malu Souza / Comunicação CONTAG