A luta por políticas públicas voltadas para a população LGBTQIAPN+ do campo, das florestas e das águas faz parte da pauta de reinvindicações do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR). Diante disso, a CONTAG, nesta terça-feira (04), se reuniu com a secretária Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, Symmy Larrat, e corpo técnico.
O principal motivo da reunião foi em prol do debate sobre a inclusão e direitos da população LGBTQIA+ no campo, na floresta e nas águas, principalmente sobre a criação de políticas públicas.
Para iniciar o momento, a CONTAG compartilhou os avanços diários que estão sendo construídos dentro do movimento sindical, principalmente durante o I Seminário Nacional LGBTQIAPN+ do MSTTR e partir da criação do Coletivo LGBTQIAPN+.
“A população LGBTQIAPN+ também está presente no campo, nas florestas e nas águas. E para fortalecer o nosso movimento sindical, precisamos avançar na representatividade e não há como sem considerar a diversidade, porque é o que nós somos hoje”, iniciou a secretária de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da CONTAG, Mônica Bufon.
A secretária Symmy Larrat compartilhou que “nós somos uma secretaria nova, sendo a menor dos ministérios tanto em equipe quanto em orçamento. Então, estamos em um processo de construção, pilotando e testando para chegar com mais eficácia no campo, nas florestas e nas águas.”
Durante a reunião, os membros da Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ apresentaram ações que estão sendo desenvolvidas, dentre elas o o Programa Nacional de Fortalecimento das Casas de Acolhimento LGBTQIA+ (Acolhe +), Programa Nacional de Enfrentamento à Violência e de Promoção de Direitos Humanos nos territórios do Campo, das Águas e das Florestas (Bem Viver+) e o Projeto-Piloto do Programa Empodera+.
Além disso, foi discutida participação da CONTAG na 4ª Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, um espaço fundamental de participação social, destinado à formulação, monitoramento e avaliação de políticas voltadas à promoção e defesa dos direitos das pessoas LGBTQIA+. Será promovido o diálogo entre o poder público, a sociedade civil organizada e demais pessoas interessadas na pauta.
“Esta reunião foi apenas o primeiro diálogo com a representante da pasta. Estamos saindo deste momento comprometidos a olhar dentro dos nossos territórios e identificar os pontos que estão mais fragilizados para que o trabalho em conjunto com a Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ tenha continuidade e seja verdadeiramente efetivo”, finaliza a secretária da CONTAG, Mônica Bufon.
Também participaram da reunião a assessora da Secretaria de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Lyvian Sena; a assessora da Secretaria de Formação e Organização Sindical e coordenadora da Escola da Formação da CONTAG, Marleide Rios; a assistente de Comunicação, Malu Souza; o chefe de Gabinete da Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, Alessandro Mariano; e a assessoria do Gabinete da Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, Wesley Lima e Emerson Pessoa.
Por Malu Souza / Comunicação CONTAG