Nos últimos dias o Brasil vem acompanhando a grave crise sofrida pela população do estado do Acre por conta das enchentes e, consequentemente, o aumento no número de casos de Covid-19, surto de dengue e a crise migratória na fronteira.
Esse caos instalado no estado acreano, um dos piores de sua história, vem afetando milhares de famílias. Segundo dados do Corpo de Bombeiros, mais de 121 mil pessoas foram afetadas pelas enchentes.
Essa situação agravou o combate à Covid-19 no estado. Nesta semana, o número de novos casos bateu novo recorde desde o início da pandemia. Outro desafio com as cheias dos rios é com o combate à dengue. A capital acreana e outras cidades decretaram situação de emergência devido ao aumento dos casos.
Com esse cenário instalado no Acre, o Peru fechou as fronteiras, o que tem impedido o retorno os imigrantes para o seu país de origem e gerado conflitos na cidade de Assis Brasil, com ocupação de ponte na cidade.
Portanto, a CONTAG vem expressar a sua solidariedade à população do estado do Acre e cobrar medidas emergenciais por parte dos governos municipais, estadual e federal para minimizar os impactos das enchentes e de combate à Covid-19. Essa situação também reforça a necessidade de o governo federal prorrogar o pagamento do Auxílio Emergencial no valor de R$ 600 enquanto durar a pandemia.
Diretoria da CONTAG FONTE: Diretoria da CONTAG