Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
AULA INAUGURAL
CONTAG e UFRB iniciam Curso de Formação de Multiplicadores(as) em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde
WhatsApp

15 de Outubro de 2020



TEMAS RELACIONADOS:
aula inaugural
complementares de saúde
Contag
práticas integrativas
Saúde
SUS
UFRB

A Aula Inaugural deu o pontapé no Curso de Formação de Multiplicadores(as) em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, realizado a partir de parceria entre a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Foi realizado na tarde desta quinta-feira (15), pela plataforma Zoom para educandos e educandas e foi transmitido no Facebook e Portal da CONTAG e pela TV UFRB. Além das falas de abertura do curso, a programação contou com exposições sobre o tema das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde e intervenções culturais.

A secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues, que foi moderadora da Aula Inaugural, destacou que o curso é resultado da campanha Campo Conectado pelo Bem, coordenado pela CONTAG, Federações e Sindicatos, e conta com a importante parceria com a UFRB e com as demais organizações parceiras. “Uma das ações propostas pela campanha e pelo curso é construir uma rede com profissionais da Saúde e de multiplicadores(as) ligados ao movimento sindical para ajudar na saúde mental dos agricultores e agricultoras familiares, principalmente os que estão sofrendo o impacto direto ou indireto referente à Covid-19”, explicou Edjane.

Na abertura política também foi destacado que este 15 de outubro também é celebrado o Dia da Mulher Trabalhadora Rural. A secretária de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais, falou da importância da data, que é celebrada propositalmente na véspera do Dia Mundial da Alimentação. “O tema desse ano trabalhado pela ONU para o Dia da Mulher Trabalhadora Rural é ‘Construindo a resiliência das mulheres rurais na esteira da Covid-19. É importante destacar que a saúde tem relação direta com a produção de alimentos saudáveis. E as mulheres contribuem diretamente, principalmente através dos seus quintais produtivos”. A dirigente reforçou, ainda, que as práticas integrativas e complementares em saúde também estão presentes na Plataforma da Marcha das Margaridas.

O presidente da CONTAG, Aristides Santos, ressaltou em sua fala que a pandemia de Covid-19 revelou o quanto o Sistema Único de Saúde (SUS) é importante para a população brasileira, principalmente para os povos do campo, da floresta e das águas. “Para a CONTAG, as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde são fundamentais para os novos povos, pois tratam da prevenção das doenças. Vamos valorizar os saberes acumulados no meio rural, os nossos saberes podem ser grandes aliados a essas importantes práticas”, reconheceu o presidente.

O vice-reitor da UFRB, José Mascarenhas, aproveitou a Aula Inaugural para explicar o trabalho e atuação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e destacou que UFRB já tem experiência de curso em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. “Esse curso que realizamos anteriormente gerou um conjunto de artigos, revista e cursos de mestrado.”

O presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, reforçou o momento difícil que passa o País, com mais de 150 mil mortes por Covid-19. “Apesar desse cenário, estamos aqui porque acreditamos no projeto da vida. Se não fossemos nós e por milhões de brasileiros(as) que acreditam na ciência, na saúde e nas práticas integrativas, teríamos perdido mais vidas. É preciso estarmos de mãos dadas.” Fernando destacou também o desfinanciamento do SUS. “Temos uma petição, precisamos ampliar a nossa mobilização pela revogação da Emenda Constitucional do teto dos gastos. Quem salva vidas nesse País é o SUS!”

Júlio César dos Santos, coordenador do Curso e coordenador do Ambulatório PICS /UFRB/Policlínica, explicou um pouco como foi pensado o curso, o que se espera ao longo desse processo e o que os educandos e educandas vão aprender e ter capacidade de realizar no âmbito das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde.

A Aula Inaugural também contou com falas importantes e de apoio dos(as) representantes da Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular em Saúde (Aneps), SUS nas Ruas, da Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares e da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde.

Após esse momento de abertura política, os educandos e educandas também tiveram a oportunidade sentir um pouco sobre o conteúdo que será trabalhado durante o curso com as exposições da professora Marta Rocha de Castro, da PUC-RJ, e da educadora popular em Saúde, Josefa Ataídes.

A professora Marta, que tem grande experiência na Medicina Tradicional Chinesa, disse que as PICS envolvem medicinas de várias culturais, diferentes das medicinas tradicionais ocidentais e que, no Brasil, as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde foram inseridas no SUS.

Já dona Josefa destacou que o saber é da raiz do homem e da mulher da terra, que a saúde é um conjunto de ações, que só é integrativa se juntarem todos os passos e se for da terra.

SOBRE O CURSO

O curso é fruto da campanha Campo Conectado pelo Bem – Grupo Solidário em tempos de pandemia, que foi criado pela CONTAG, Federações e Sindicatos com o objetivo de construir e apoiar pessoas que necessitem de ajuda, seja financeira ou de saúde física ou mental neste período da pandemia.

Essa iniciativa também conta com o apoio da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (Conacs), Associação de Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular e Saúde (Aneps), Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares e SUS nas ruas.

O curso, que é de extensão e terá certificado pela UFRB, conta com mais de 100 pessoas de todo o País inscritas, entre dirigentes, assessores(as) e funcionários(as) das Federações e Sindicatos filiados à CONTAG e agentes comunitários de saúde. Serão 12 módulos com 90 horas no total, com caráter virtual e com atividades de tempo comunidade. FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico