Nesta terça-feira (03) foi realizada a Aula de Encerramento do Curso de Formação de Multiplicadores(as) em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. Esse curso foi iniciado em outubro de 2020 a partir de parceria entre a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). A aula de encerramento aconteceu pela plataforma Zoom para educandos e educandas, representantes de organizações parceiras, entre outros convidados e convidadas e foi transmitido nas redes sociais da TV UFRB.
A atividade contou com falas do presidente da CONTAG, Aristides Santos, da secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues, de reitores, professores(as), colaboradores(as) e educandos(as) do Curso. Além de ter sido um momento solene de encerramento do Curso, a programação também contou com assinaturas de cooperação científica para a criação de um doutorado.
Como resultado do Curso de Formação de Multiplicadores(as) em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde temos os Planos de Ações construídos pelos educandos e educandas. A CONTAG reafirma o seu compromisso de dar continuidade à parceria para que esses planos sejam realmente implementados e que seja possível efetivar essa Rede em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). É importante destacar que esse curso deu a oportunidade de interagir e respeitar os saberes locais e populares, avaliou o secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues.
O presidente da CONTAG, Aristides Santos, agradeceu a parceria, o empenho dos educandos e educandas, das Federações, Sindicatos, colaboradores(as) e demais organizações envolvidas para o sucesso do Curso.
Esse Curso é resultado da campanha Campo Conectado pelo Bem, coordenado pela CONTAG, Federações e Sindicatos, e contou com a importante parceria com a UFRB e demais organizações parceiras. Uma das ações propostas pela campanha e pelo curso é construir uma rede com profissionais da Saúde e de multiplicadores(as) ligados ao movimento sindical para ajudar na saúde mental dos agricultores e agricultoras familiares, principalmente os que estão sofrendo o impacto direto ou indireto referente à Covid-19, explicou Edjane.
Durante a aula de encerramento foi feita uma homenagem à companheira Simone Leite, que faleceu em junho de 2021, e que deixou um importante legado na luta em defesa da institucionalização das Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (SUS), como também pela garantia da Política de Educação Popular em Saúde no SUS. FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi