Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
FRAUDES
CONTAG e FETAG-RS cobram, em audiência pública, combate às fraudes e práticas abusivas na concessão de empréstimos consignados
WhatsApp

23 de Agosto de 2021



TEMAS RELACIONADOS:
crédito consignado
empréstimo consignado
fraudes
INSS

Com o propósito de debater os empréstimos consignados contratados sem autorização em nome de aposentados(as) e pensionistas, assim como o vazamento de dados de segurados(as) do INSS, foi realizada Audiência Pública, na tarde desta segunda-feira (23), pela Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, a partir de requerimento do deputado Heitor Schuch (PSB-RS).

A audiência contou com a participação de representantes da CONTAG, FETAG-RS, INSS, Banco Central do Brasil, Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Procon Nacional, Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Associação Brasileira de Bancos e da Associação Nacional dos Profissionais e Empresas Promotoras de Crédito e Correspondente no País (Aneps).

Ao longo audiência, foram apresentadas diversas modalidades de fraudes e práticas abusivas já identificadas e denunciadas, inclusive pela CONTAG, Federações e Sindicatos, como: fornecimento de dados dos(as) aposentados(as) por parte do INSS, sem a autorização dos mesmos; apropriação das senhas do(a) aposentado(a) pelo banco e concessão indevida de empréstimos por meio dessas senhas; empréstimos realizados com assinaturas falsas; contratos realizados por telefone, sem a autorização do(a) segurado(a); depósitos de valores nas contas dos(as) segurado(as) sem a autorização dos mesmos e sem o seu conhecimento; renovação automática de empréstimos consignados sem a autorização do aposentado ou com falsificação de assinaturas; portabilidades de contratos sem a autorização do(a) aposentado(a).

A secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues, cobrou medidas urgentes para resolver os problemas gerados pelas fraudes, práticas abusivas e endividamento dos(as) segurados(as) especiais. “Não somos contra a política de empréstimo consignado, mas somos contra as fraudes e práticas abusivas que vêm ocorrendo. Recebemos denúncias diariamente de aposentados(as) e pensionistas que não autorizaram o empréstimo e mudanças de dados também sem autorização. Todos esses problemas estão gerando endividamento e sérios transtornos na vida dos segurados e seguradas”, denunciou Edjane.

Para buscar a solução desses problemas, há tempos a CONTAG, as Federações e Sindicatos vêm denunciando os casos aos órgãos competentes. “Apresentamos também essa situação para o Conselho Nacional de Previdência. Até então não tem nenhuma resolução. Essa lentidão gera uma situação lamentável. Por isso, cobramos, mais uma vez, medidas urgentes para resolver essas questões que afetam profundamente a vida de muitas pessoas”, cobrou a dirigente da CONTAG.

O presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva, reforçou as cobranças, citando alguns casos envolvendo aposentados(as) e pensionistas rurais, e denunciou o vazamento dos dados dos(as) segurados(as). “Tem uma legislação de proteção de dados, mas não está funcionando com o sistema do INSS. Não somos contra a política de empréstimo. É importante, mas para quem quer e precisa. Temos dossiê que ajudamos a construir em defesa dos segurados(as) especiais. Estamos cobrando solução para esse problema!”

O deputado Heitor Schuch também lamentou os problemas apresentados. "É uma prática lamentável e criminosa que tem se tornado cada vez mais comum no Brasil, afetando principalmente os idosos, que estão entre os consumidores mais vulneráveis".

O representante do INSS, Alessandro Roosevelt Silva Ribeiro, afirmou que há crime envolvido em boa parte dos casos denunciados, com assinaturas falsas, autorizações falsas, assim como vazamento das informações. “Temos algumas ações abertas junto à Polícia Federal para identificar os responsáveis”. Quanto a outros assuntos relacionados aos empréstimos consignados, Alessandro disse não existe uma “bala de prata” para resolver todos os problemas. “Cada etapa do consignado precisa ser trabalhada de forma separada”, explicou. FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico