Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
FRAUDE
Audiência Pública debate a crise social gerada por empréstimos consignados
WhatsApp

02 de Julho de 2021



TEMAS RELACIONADOS:
crédito consignado
empréstimo consignado
fraude
fraudes
INSS

A crise social gerada por empréstimos consignados foi tema de Audiência Pública virtual da Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados, de iniciativa do deputado Vilson da FETAEMG (PSB-MG), realizada na manhã desta sexta-feira (02).

Os(as) convidados(as) confirmaram que está aumentando nos últimos meses, consideravelmente, o comprometimento da renda de aposentados(as) e pensionistas para o pagamento desses empréstimos, bem como as denúncias de fraudes em suas concessões.

“Esse cenário de desarranjo total tem como causa a necessidade premente e crescente dos beneficiários da Previdência e de seus dependentes, levando-os a contrair tais empréstimos, que chegam a ameaçar sua própria subsistência”, reforça o deputado Vilson.

Foram convidados para a audiência o presidente do INSS, Leonardo Rolim, a secretária de Políticas Sociais da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), Edjane Rodrigues, a advogada e professora Jane Lucia Wilhelm Berwanger, o presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Luís Antônio de Araújo Boudens, o representante da Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos (Cobap), Obede Muniz Teodoro, e o representante da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), Amaury Oliva.

A dirigente da CONTAG reconheceu a importância do requerimento feito pelo deputado Vilson da FETAEMG para tratar desse assunto que tem ganhado força no País. “Não somos contra a política de empréstimo consignado, mas estamos preocupados(as) com o aumento considerável de denúncias nos últimos meses de indícios de fraudes, abusos e assédios junto aos aposentados(as) e pensionistas. Temos feito vários diálogos com o INSS para buscar soluções”, destacou Edjane Rodrigues.

Entre as denúncias relatadas pela secretária de Políticas Sociais da CONTAG estão o depósito em conta dos(as) segurados(as) da Previdência sem qualquer autorização e nem conhecimento, descontos absurdos das parcelas levando a um endividamento real das pessoas, alteração das senhas do Meu INSS por terceiros, recusa por parte das instituições financeiras em disponibilizar os contratos, entre outras reclamações.

A doutora Jane Berwanger também reforçou os problemas relatados pela Edjane e apresentou outros. “A aposentadoria, que era pra ser uma coisa boa na vida das pessoas, está virando uma tormenta. Temos empréstimos não solicitados. Depositam na conta das pessoas entrando com depósitos de benefícios retroativos, o que prejudica na identificação do que é benefício e do que é empréstimo. Temos invasão de dados, desbloqueio de empréstimo por terceiros, sem contar o assédio aos segurados(as). Como essas instituições têm acesso a dados sigilosos?”, questionou a advogada.

O presidente do INSS, Leonardo Rolim, informou que são vários processos já abertos contra algumas instituições. “Estamos procurando soluções, criamos um grupo de trabalho para buscar alternativas. A nossa proposta é exigir uma validação biométrica para autorizar o empréstimo, dificultando a ocorrência de fraudes, dando transparência e aumentando a concorrência, inclusive, para baixar as taxas de juros”, explicou Rolim.

Edjane Rodrigues ressaltou que a CONTAG integra esse GT criado pelo INSS e aproveitou para cobrar dos(as) parlamentares a aprovação de projetos de leis que tramitam no Congresso que possam contribuir na solução desses problemas relatados durante a audiência. A dirigente também avaliou que a audiência cumpriu a sua função. “A audiência foi bastante produtiva. Foram apresentados os principais problemas, conseguimos aprofundar o debate, responder a várias perguntas de quem estava acompanhando a audiência, e saíram bons encaminhamentos. O INSS tem conhecimento das denúncias, está buscando resolver os problemas e tem se colocado aberto ao diálogo”, avaliou. FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico