Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
OFICINAS DE BASE
CONTAG e Federações do Amazonas, de Alagoas, de Santa Catarina e da Bahia, concluem mais um ciclo das Oficinas de Base
WhatsApp

29 de Julho de 2022


Arte - Fabris Martins
TEMAS RELACIONADOS:
base
contag
oficinas

A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) e as Federações do Amazonas (FETAGRIAM), de Alagoas (FETAGAL), de Santa Catarina (FETAESC) e da Bahia (FETAG-BA) promoveram nesta semana, mais Oficinas de Base da CONTAG "Planejando Ações para o Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário", com foco nas Eleições 2022, na Sustentabilidade Político-Sindical do Sistema Confederativo (Sindicatos, Federações e CONTAG), entre outros temas de interesse dos agricultores e das agricultoras familiares.

Amazonas

No Amazonas, a Oficina de Base aconteceu até esta sexta-feira (29), em Tefé, com cerca de 70 pessoas dos municípios de Alvarães, Japurá, Jutaí, Juruá, Maraã, Tefé e Uarini - Polo Sindical Médio Solimões. A Oficina que teve início na quarta-feira (27), trouxe como temas prioritários: a sustentabilidade político-financeira, as eleições de 2022 e 2024, os sujeitos  do campo (mulheres, jovens e terceira idade), a organização e comercialização da produção, a comunicação popular e sindical e a formação e organização sindical. Representando a CONTAG estiveram o vice-presidente e secretário de Relações Internacionais, Alberto Ercílio Broch e os assessores da Confederação, Ronaldo Ramos e Luiz Vicente Facco, além de representantes da Diretoria da FETAGRIAM.     

“Saímos daqui com um grande plano de ação que leva em consideração as características especiais do Amazonas, com as suas distâncias, grandes extensões de terras, uma grande população ribeirinha, entre outros aspectos regionais. Sendo que o principal foco apontado é a eleição de candidaturas no estado e no Brasil que tenham compromisso com o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS)”, ressalta o vice-presidente e secretário de Relações Internacionais, Alberto Ercílio Broch.


Alagoas     

A Oficina de Base aconteceu de 26 a 28 de julho, em Maceió, com dirigentes sindicais do Polo da Mata Alagoana, apontando como encaminhamentos prioritários: avançar com a política de sustentabilidade, priorizando a campanha nacional de sindicalização: sindicato de portas abertas; implementar o processo de regularização de todas as entidades sindicais que integram o sistema confederativo; participar ativamente das eleições 2022 e atuar em defesa da democracia; e intensificar o diálogo com os trabalhadores(as) da base, aprimorando as ferramentas de comunicação. Em nome da CONTAG estiveram o presidente, Aristides Santos, a secretária de Políticas Sociais, Edjane Rodrigues e o assessor Evando Morello. A Diretoria da FETAGAL também esteve presente e contribuiu com o debate. 

“Uma excelente Oficina de Base no Polo da Mata Alagoana, com um bom nível de debate e bons compromissos que vão servir para o planejamento da Federação de Alagoas (FETAGAL). A Oficina também contribuiu para um melhor entendimento do processo de dissociação das categorias de agricultores(as) familiares e assalariados(as) rurais”, destaca o presidente da CONTAG, Aristides Santos. 

“O apoio a candidaturas comprometidas com o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS) nas Eleições 2022 foi um tema bastante forte, além da sustentabilidade político-financeira, em especial, sobre o desenvolvimento de ações para buscarmos mais sócios e sócias. Outra temática forte foi a “A Campanha SOS Campo Solidário” que visa amenizar os efeitos causados aos agricultores e agricultoras familiares afetados(as) pelas recentes enchentes em Alagoas”, pontua a secretária de Políticas Sociais da Confederação, Edjane Rodrigues.       


Foto: comunicação FETAGAL - Jairo Silva

Santa Catarina

A Oficina de Base foi realizada de 26 a 28 de julho, em Lontras, reunindo mais de 70 participantes das microrregionais: Cebola, Litoral Norte, Planalto Norte e Alto Vale do Itajaí, apontando como principais ações para o desenvolvimento rural sustentável e solidário: a ampliação e fortalecimento  de políticas públicas para a agricultura familiar; uma melhor infraestrutura rural; o acesso à terra; a segurança pública rural; maior participação da juventude nos espaços e maior investimento na comunicação. 

A Oficina de Base em Santa Catarina contou com a contribuição da secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufoni, dos assessores da Confederação, Givanilson Porfírio (Gil) e Nestor Bonfanti, além da Direção da FETAESC.

“A terceira e última oficina de base de Santa Catarina nos ajudou a entender melhor os desafios e potencialidades da região. A partir dessa compreensão foram encaminhadas várias ações a serem trabalhadas que dialogam com: a organização da juventude no sindicato e na produção, na perspectiva da sucessão rural; a implementação da comunicação; a organização sindical; o acesso à terra; ampliação e manutenção de políticas públicas e a sustentabilidade sindical”, frisa a secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon. 


Bahia 

A Oficina de Base foi de 25 a 27 de julho, em Itabuna, com mais de 81 participantes do Polo Sindical do Baixo Sul e Delegacia Sindical do Extremo SUL, tendo como principais encaminhamentos, o fortalecimento da campanha de sindicalização: sindicato de portas abertas; melhorar as estratégias de divulgação das nossas ações e benefícios e serviços conquistados; estimular a organização de cooperativas e associação e construir parcerias para potencializar as feiras da agricultura familiar; realizar cursos de formação política e capacitação para diretores e técnicos, promovendo trocas de experiências; participar dos conselhos municipais, estaduais; e eleger governantes que atendam as demandas da agricultura familiar. A CONTAG esteve representada pelo secretário de Administração e Finanças, Juraci Moreira Souto e o assessor Décio Sieb. A Diretoria da FETAGBA esteve presente e contribui com o debate.   

"Uma Oficina de Base altamente produtiva, com participantes super disciplinados em relação ao tempo e bastante comprometidos com o debate. O resultado desse compromisso foi materializado nos encaminhamentos a serem assumidos pelo Sistema Confederativo (Sindicatos, FETAG-BA e CONTAG), que vão desde a luta pela terra, bem como o fortalecimento da agricultura familiar", compartilha o secretário de Administração e Finanças, Juraci Moreira Souto.     


 

FONTE: Comunicação CONTAG - Barack Fernandes



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico