Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
CONTAG defende Pnae em audiência pública realizada pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados
WhatsApp

13 de Dezembro de 2021



TEMAS RELACIONADOS:
alimentação escolar
Educação
Educação do Campo
Pnae

A CONTAG foi uma das convidadas a participar de Audiência Pública promovida pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados para tratar do Projeto de Lei - PL 8816/2017, de autoria do senador Roberto Rocha - PSB/MA que altera a Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009, que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos e alunas da educação básica para incrementar o valor per capita destinado a escolas situadas em municípios em situação de extrema pobreza.

A secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues, representou a Confederação na audiência e ressaltou a importância desse debate, principalmente para os trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares. “Sabemos da importância do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), principalmente diante da crise que vive o País e ao retorno do Brasil ao Mapa da Fome e com índices alarmantes de desemprego e de pobreza. Quero ressaltar a importância do Pnae e das medidas emergenciais para o enfrentamento à pandemia de Covid-19”, destacou a dirigente.

Edjane contextualizou a defesa ao Pnae apresentando alguns números. Segundo dados do IBGE, 19 milhões estão passando fome no País e já são 80 mil escolas fechadas no campo brasileiro. Levantamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira mostra que são quase 4 mil escolas rurais fechadas por ano. “E isso tem um impacto muito grande na vida dos sujeitos do campo, da floresta e das águas. O fechamento das escolas do campo prejudica o desenvolvimento das comunidades rurais e das famílias, pois a migração das crianças, adolescentes e jovens rurais para as escolas das cidades contribuem para a descaracterização de sua identidade e forçando a sua saída do campo”, avaliou.

“Quando se pensa em aumentar recursos para a merenda escolar, é inserir a escola como parte de uma política pública de combate à fome. Sabemos que muitos alunos vão para a escola para obter uma refeição mais reforçada, pois muitas vezes em casa não têm o que comer. Nossa luta sempre será pela vida. Por isso, reforçamos a importância da distribuição de alimentos, do cardápio bem elaborado e seguindo as referências nutricionais, as tradições alimentares de acordo com as culturas locais e que seja garantida a obrigatoriedade da aquisição de alimentos da agricultura familiar”, defendeu a secretária de Políticas Sociais da CONTAG.

Audiência Pública contou ainda com a participação de parlamentares e de representantes do Ministério da Educação, da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação (Fineduca), da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes), da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), do Colegiado Nacional de Presidentes de Conselhos Estaduais de Segurança Alimentar e Nutricional (CPCE), do Observatório da Alimentação Escolar (ÓAÊ), do Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN) e do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN). FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico