Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
DESMONTE NA EDUCAÇÃO
CONTAG em defesa dos Institutos Federais
WhatsApp

08 de Setembro de 2021



TEMAS RELACIONADOS:
desmonte na educação
Educação
educação do campo
Institutos Federais

Estamos vivendo no Brasil um desmonte dos programas e das políticas educacionais. É visível a falta de compromisso do governo federal com o princípio constitucional da educação pública, gratuita e de qualidade da Constituição Federal (CF) de 1988 como um direito a todos os brasileiros e brasileiras.

Nas duas últimas décadas, o Brasil obteve importantes conquistas na educação. Na educação pública, destaca-se a aprovação da Lei nº 13.005, de junho de 2014, do Plano Nacional de Educação (PNE). O PNE estabeleceu que, até o final de sua validade (2024), 10% do Produto Interno Bruto (PIB) deveriam ser destinados à educação. Ressalta-se que, com a aprovação da Emenda Constitucional 95, em 2016, esta meta do PNE está distante de ser alcançada, ainda não atingimos 6%.

Outra importante conquista foi a criação de 38 Institutos Federais, espalhados em todos os estados da federação que, por meio dos seus campi, vêm levando Educação Básica e Superior para mais de 500 cidades brasileiras, inclusive com cursos de Pós-Graduação de alta qualidade. Para os pequenos municípios é importante destacar as oportunidades criadas para que os povos indígenas, quilombolas, agricultores(as) familiares, assentados(as), posseiros(as) e outros segmentos das populações camponesas tenham mais possibilidades de ter acesso aos institutos federais.

Na contramão destas conquistas, o mais recente ataque é aos Institutos Federais de Educação. O atual governo vem, constantemente, cortando e bloqueando orçamento para os Institutos Federais de Educação e, mais recentemente, o Ministério da Educação apresentou uma proposta de criar mais 10 Institutos Federais. A proposta de criar novos institutos não é ruim, se na verdade não estivesse voltada para a reestruturação de 10 já existentes.

Outra preocupação da CONTAG diz respeito ao momento da apresentação da proposta pelo governo, pois a mesma coincide com a possibilidade da aprovação da PEC 32/2020, que trata da reforma administrativa. Dentre os retrocessos para o serviço público, a PEC 32 propõe mudanças na ocupação dos cargos de gestão, coordenação acadêmica e chefe de setor, em sendo aprovada, estes cargos serão indicados pelo Presidente da República sem a necessidade de concurso público. Esta é uma ameaça ao processo de eleição dos(as) reitores(as) dos Institutos Federais, hoje eleitos por meio de edital de convocação pelos Conselhos Superiores de cada Instituto, num processo democrático e transparente.

A CONTAG defende a criação de novos Institutos, principalmente com a extensão da rede para regiões e territórios que incluam os povos do campo, da floresta e das águas. No entanto, precisa estar acompanhada de um processo de debate com a participação da comunidade acadêmica e dos movimentos sociais, principalmente os que fazem parte dos Conselhos Superiores dos Institutos Federais.

Desta forma, repudiamos a estratégia adotada pelo Ministério de Educação que, sem qualquer diálogo com a sociedade, apresenta uma proposta de fragmentação e, de forma implícita, tem a intencionalidade de mudar a gestão já adotada pelos institutos, que para nós que compomos o Conselho Superior do Instituto Federal de Brasília somos testemunhos da seriedade, transparência e compromisso como esta é exercitada.

Diretoria da CONTAG FONTE: Diretoria da CONTAG



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico