Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
CONTAG debateu sobre acesso à terra com organizações de diferentes continentes em reunião na Espanha
WhatsApp

22 de Abril de 2022



TEMAS RELACIONADOS:
acesso à terra
fórum de lutas pela terra
recursos naturais
reforma agrária
relações internacionais

Como integrante do Comitê Gestor do Fórum de Lutas pela Terra e pelos Recursos Naturais, a CONTAG participou, nesta semana, de uma reunião que inicia a organização da próxima edição do Fórum de Lutas pela Terra (FLT), reunião global que teve sua última edição celebrada em 2016 e agora trabalha com a previsão de que um novo encontro mundial aconteça em 2026. O FLT promove um grande debate global sobre reforma agrária e acesso à terra nos países, visando o uso desse recurso fundamental para contribuir para a soberania alimentar da humanidade.

A CONTAG foi representada por seu vice-presidente e secretário de Relações Internacionais, Alberto Broch, pelo secretário de Política Agrária, Alair Luiz dos Santos, e pela secretária de Jovens, Mônica Bufon. A recente reunião do Comitê Gestor aconteceu em Valência, na Espanha, nos dias 20 e 21 de abril, e reuniu organizações de agricultura de distintos continentes, que levaram as demandas de seus territórios sobre o tema do acesso à terra e também discutiram tecnicamente quais as expectativas e perspectivas que devem ser cumpridas no próximo FLT.

Em dois dias muito intensos de trabalho, o Comitê teve momentos de resgate do histórico do Fórum e balanço das atividades anteriores, análise política da situação atual a nível internacional, definição dos objetivos do próximo Fórum e também do cronograma de ação para os próximos períodos de planejamento e concretização do evento global em 2026.

Paralelo a essas atividades, a comitiva de dirigentes da CONTAG também participou de eventos virtuais com temática sobre segurança alimentar no mundo. A participação de todas as organizações presentes no encontro em Valência foi apoiada pelo Fundo Documental Dinâmico sobre a governança dos recursos naturais no mundo (AGTER), da França, e pelo Centro de Estudos Rurais e de Agricultura Internacional (CERAI), da Espanha.

Decisões do Comitê Gestor

Segundo o vice-presidente Alberto Broch, foram tomadas uma série de decisões para a continuidade da preparação do próximo FLT. Foi ratificado pelos(as) participantes da reunião que esse comitê que coordenará as atividades necessárias para a realização do Fórum em 2026, e que as organizações envolvidas trabalharão com foco em inserir o tema do acesso à terra e da reforma agrária na agenda mundial dos governos, das agências multilaterais, de outras organizações e também da sociedade civil.

Isso incluirá promover debates nacionais nos países dessas organizações, bem como eventos de articulação regional nos continentes, que terão seus resultados levados para o evento global. Para trabalhar essas ações, foram estabelecidas comissões para tratar de temas como comunicação desses propósitos, captação de recursos, e construções de documentos com as posições políticas das organizações e registro de todo o processo. A ideia é que o FLT de 2026 aconteça na África, ainda sem país definido.

Na avaliação de Broch, a reunião do comitê foi muito frutífera e gerou perspectivas otimistas. “Avançamos muito nessa reunião e houve grande convergência entre entidades muito diferentes. Entendemos que essa temática do acesso à terra dialoga profundamente com os principais temas de trabalho da COPROFAM e da CONTAG, e percebemos que é um tema urgente e sério em todas as partes do mundo. Estamos dispostos em trabalhar firme para avançar no diálogo sobre ele em nossa região”, avaliou o dirigente.

Já Alair Luiz dos Santos também destacou a importância do intercâmbio com outros países sobre o acesso à terra e aos recursos naturais. “Participando dessa reunião internacional pudemos ampliar o entendimento do que é a luta pela terra pelo mundo e as diversidades existentes nesse debate. Em alguns lugares, por exemplo, não se fala sobre reforma agrária, mas sobre direito à terra”, conta Alair. E completa: “No Brasil, teremos como dialogar e ampliar nossa luta pela terra através da reforma agrária, respeitando os povos tradicionais, a biodiversidade e o ambiente como um todo”.

Esse diálogo também é muito importante para a juventude, conforme explica Mônica Bufon. “Foi muito especial poder participar dessa reunião com os(as) companheiros(as), principalmente porque saímos com uma agenda para discutir a importância do acesso à terra com outras organizações, com governos e sociedade. E não só a terra como material a ser conquistado, mas também como um espaço de sonhos. Principalmente enquanto juventude. Hoje nosso principal debate é a sucessão rural, então ter o acesso à terra pra poder produzir e cultivar, e ter nossos sonhos ali”, comentou a dirigente.
FONTE: Correspondente da COPROFAM - Gabriella Avila



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico