Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
CONTAG participa de articulação internacional na França sobre reforma agrária e luta por terra e recursos naturais
WhatsApp

14 de Abril de 2023



TEMAS RELACIONADOS:
flt
fórum de lutas pela terra
frança
relações internacionais

Organizações de distintas partes do mundo se encontraram nesta semana em Paris, na França, entre os dias 12 e 14 de abril, para dialogarem sobre estratégias para avançar no debate e na negociação de políticas públicas que garantam o direito ao acesso à terra e aos recursos naturais por comunidades rurais, florestais, pastoris e pesqueiras em todas as partes do mundo. 

A reunião aconteceu sob coordenação do Fórum de Lutas pela Terra e Recursos Naturais (FLT), e de seu Comitê de Coordenação, o Copil. O FLT trata-se de uma articulação global que tem como foco promover a reforma agrária e temas relacionados a ela em todas as regiões, a partir das organizações filiadas ao Fórum e localizadas nos diferentes continentes. 

A CONTAG é uma dessas organizações, e participou deste debate sendo representada por seu vice-presidente e secretário de Relações Internacionais, Alberto Broch, pela secretária de Mulheres e coordenadora da Marcha das Margaridas, Mazé Morais, e pelo secretário de Política Agrária, Alair Luiz dos Santos. A partir desses representantes, a Confederação levou suas contribuições e propostas sobre o tema central, e também aproveitou a oportunidade para falar sobre a Marcha das Margaridas 2023 e convidar as organizações internacionais a participarem desta grande mobilização.

Mazé foi a porta-voz da Marcha no evento, e comentou: “O interesse de outros países com a Marcha foi ótimo. Vimos que as organizações querem saber mais e demonstram querer estar conosco nesta mobilização. Ficaremos muito felizes de receber as companheiras e companheiros de outros países que queiram somar com a gente.”

Mazé também falou da importância de atividades como a desta semana. “Diálogos como esse, com organizações internacionais, nos mostram que há mais aspectos convergentes do que divergentes entre os países quando falamos de reforma agrária e de distribuição de recursos naturais, e isso nos incentiva a nos unirmos para buscar soluções”, afirma a dirigente.


Preparação de um encontro global sobre reforma agrária

Uma das estratégias para impulsionar o tema junto às organizações dos países e continentes, e envolver os governos e a sociedade civil em busca de soluções para os desafios atuais, é a realização de um encontro mundial que pretende engajar todos esses setores sobre a importância da distribuição igualitária da terra e a necessidade de políticas públicas que a tornem mais acessível para as pessoas. Foi definido que este encontro acontecerá em 2025, no Senegal, na África.

Nestes três dias de atividades em Paris, o grupo de dirigentes discutiu encaminhamentos para a realização deste encontro mundial. Por exemplo, como será sua estrutura, quais os temas que serão abordados nos seminários e debates da programação, como será a comunicação e a articulação com a imprensa, entre outros pontos importantes para consolidar o evento e alcançar os objetivos desejados. 

“Será uma longa caminhada para a preparação deste grande encontro”, avalia Alberto Broch. “O Fórum de Lutas pela Terra pretende envolver todas as organizações representativas a favor da reforma agrária, e tem alguns desafios pela frente, como a captação de recursos financeiros para a realização de um evento de porte global. A CONTAG seguirá trabalhando na construção desse projeto, junto às demais organizações companheiras envolvidas no processo”, completou o dirigente.

A participação da CONTAG em articulações como essa é importante para fortalecer a luta sobre reforma agrária nacionalmente, e também globalmente, como avalia Alair dos Santos: “O tema do acesso à terra e da reforma agrária é fundamental tanto para o Brasil quanto para o resto do mundo, e isso pede que façamos ações coletivas entre os países. Ações que ajudem a fortalecer a todas as organizações envolvidas nesta grande luta, pois juntas temos ainda mais. Se fizermos apenas ações individuais enquanto CONTAG, ficamos isolados”, afirmou o secretário de Política Agrária. 

Histórico do FLT

Não será a primeira vez que um evento de nível global sobre reforma agrária será realizado. Outros já aconteceram nos anos de 2014 e 2016, organizados pelo Fórum Mundial da Terra (FMAT), que há poucos anos se transformou no FLT como está estabelecido hoje. 

Esta é a segunda vez que o Copil se reúne presencialmente. O primeiro aconteceu em 2019 e, com a pandemia, os trabalhos continuaram por meio virtual, sempre com a participação da CONTAG neles, por meio de sua Secretaria de Política Agrícola.

Fonte: Gabriella Ávila – Jornalista da COPROFAM




WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico