Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
CONSELHO DELIBERATIVO
Conselho Deliberativo aprova Plano de Ação de Trabalho com a juventude rural e realização do Grito da Terra Brasil em 2022
WhatsApp

30 de Novembro de 2021



TEMAS RELACIONADOS:
conselho deliberativo
Conselho Deliberativo
Contag
Fetags
juventude rural

Na tarde desta terça-feira (30), a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) realizou Assembleia Extraordinária do Conselho Deliberativo, por meio de plataforma virtual, com a presença de mais de 115 delegados(as) de todas as Federações filiadas à CONTAG.

O Conselho iniciou com as saudações do presidente da CONTAG, Aristides Santos, e da secretária de Política Agrícola, Vânia Marques Pinto. Na sequência, a secretária geral, Thaisa Daiane, fez a leitura do Edital de Convocação e a programação.

Esta assembleia teve o objetivo de colocar em votação o Plano de Ação para o Trabalho com a Juventude Rural, debater a realização do Grito da Terra Brasil e questões relacionadas à organização sindical, entre outros informes.

JUVENTUDE RURAL

A Secretaria de Jovens da CONTAG apresentou a proposta do Plano de Ação para o Trabalho com a Juventude Rural para 2022-2025. Segundo a secretária de Jovens, Mônica Bufon, o documento foi construído a partir de um processo de diálogos e de construção coletiva a partir das respostas dos(as) jovens da base participantes do Programa Jovem Saber, assim como diálogo com a Comissão Nacional de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CNJTTR), com o grupo de trabalho criado com o objetivo de construir o Plano, com alguns Sindicatos, com a Diretoria e Assessoria da CONTAG e com os(as) presidentes(as) das Federações até chegar a esta Assembleia do Conselho Deliberativo.

“Este Plano aponta pontos estratégicos para realizar trabalho com a juventude rural, incentivar e promover a participação dos(as) jovens no Movimento Sindical. Além disso, traz números e experiências exitosas de trabalhos já desenvolvidos em alguns estados, bem como destaca o papel do MSTTR na Sucessão Rural. Precisamos que o MSTTR levante essa bandeira e priorize o trabalho com a juventude rural”, explicou Mônica.

A secretária de Jovens ressaltou, ainda, que tem uma expectativa muito grande de que o Plano contribua para a diminuição do êxodo rural, em especial dos(as) jovens. “A população de jovens entre 16 e 32 anos diminuiu em 154 mil indivíduos no período de 2011 a 2018, e de 769.158 jovens entre 2018 e 2020.

Após a apresentação, vários conselheiros e conselheiras fizeram falas de apoio ao Plano e reafirmaram a importância de trabalhar ações específicas com a juventude rural, principalmente para manter os(as) jovens no campo e de formar novas lideranças para o MSTTR. Na sequência ao debate, o Plano de Ação foi aprovado pelo Conselho Deliberativo da CONTAG.

ORGANIZAÇÃO SINDICAL

O secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG, Carlos Augusto Santos Silva (Guto), e a assessoria jurídica trouxeram questões referentes ao processo da regularização das entidades sindicais, uma das ações vinculadas à Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas.

Foi apresentado um panorama sobre os casos de requerimentos junto ao CNES, bem como os prazos e situação geral dos Sindicatos e Federações junto ao Ministério do Trabalho. Ficou também acordado que o setor de Organização Sindical ficará à disposição para orientar e esclarecer as Federações quanto aos processos em tramitação e os procedimentos quando há indeferimento ou arquivamento por parte do Ministério.

GRITO DA TERRA BRASIL

Aristides apresentou a proposta de realização do Grito da Terra Brasil em 2022 em formato presencial, no mês de maio, com ações nos municípios, estados, nas regiões e em Brasília reunindo, no mínimo, 6 mil pessoas. O caráter seria reivindicativo e de protesto pelas perdas e desmontes de políticas públicas.

A proposta foi aceita pelas Federações, que ficaram de enviar sugestões para o planejamento dessa ação de massa.

OUTROS INFORMES

Ao final da Assembleia do Conselho Deliberativo, a Diretoria deu outros informes. A secretária de Política Agrícola, Vânia Marques Pinto, apresentou os encaminhamentos da audiência realizada nesta segunda-feira (29) com a ministra da Agricultura que tratou da revisão do teto de enquadramento na Renda Bruta Anual (RBA) para acesso ao Grupo B da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), a transição da DAP para o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e discussão sobre os problemas gerados com o aumento dos custos de produção na lavoura e desafio de preço do leite, entre outros assuntos.

O secretário de Formação e Organização Sindical, Carlos Augusto (Guto), também falou o Encontro Nacional de Formação (ENAFOR), que está previsto para maio de 2022, em Brasília, em formato presencial, reunindo cerca de 1.000 pessoas.

Já a secretária de Políticas Sociais, Edjane Rodrigues, destacou a notícia de que a CONTAG e o INSS firmaram Termo Aditivo ao Acordo de Cooperação Técnica que trata do INSS Digital, ampliando o atendimento que os Sindicatos poderão disponibilizar aos agricultores e agricultoras familiares em suas demandas por requerimentos de benefícios e serviços previdenciários. A dirigente também agradeceu a participação de todos(as) na Conferência Livre – Raízes se formam no campo rumo à Conape 2022.

Antes do encerramento, o presidente lembrou da próxima Assembleia Extraordinária do Conselho Deliberativo da CONTAG, agendada para o dia 9 de dezembro, às 14 horas (horário de Brasília), pela plataforma virtual, para tratar da Reforma Agrária e do Pronaf.

“Foi um momento bem participativo e de grande importância com a aprovação do Plano de Ação para o Trabalho com a Juventude Rural e com os outros temas tratados. As Federações receberam bem a proposta da realização do Grito da Terra Brasil em 2022 e acredito que demos mais um passo importante. Vamos finalizar a nossa jornada desse ano na Assembleia do dia 9 de dezembro”, avaliou Aristides. FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico