Com a realização de duas Oficinas de Base da CONTAG: “Planejando Ações para o Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário”, no estado do Ceará, a CONTAG concluiu neste sábado (06 de agosto de 2022), mais uma rodada desta 2ª etapa das Oficinas de Base, após fazer uma escuta direta de dirigentes sindicais sobre a realidade da agricultura familiar a partir dos territórios.
As oficinas que aconteceram em Fortaleza reuniram participantes da Regional Sindical do Vale do Caru e Baixo Acaraú e da Regional Sindical da Grande Fortaleza e Vale do Jaguaribe.
Após três dias de debates, análises e proposições, os(as) participantes das Oficinas, apontaram como compromissos estratégicos para o Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário: a luta pelo acesso às políticas públicas; uma maior participação dos sujeitos do campo (juventude, mulheres e terceira idade) em todas as instâncias do Sistema Confederativo (Sindicatos, Federações e CONTAG); investir na formação e organização sindical e na comunicação sindical e popular; intensificar as ações pela reforma agrária; potencializar as ações voltadas à sustentabilidade político-financeira do movimento sindical e fortalecer as candidaturas nas Eleições de 2022 que tenham compromisso com o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS).
Regional Sindical do Vale do Caru e Baixo Acaraú
Na Regional Sindical do Vale do Caru e Baixo Acaraú, a Oficina de Base aconteceu de 04 a 06 de agosto, com a contribuição da CONTAG através do secretário de Administração e Finanças, Juraci Moreira Souto e dos assessores da Confederação Antônio Lacerda e Marcos Pereira, além da Diretoria da Federação do Ceará (FETRAECE).
“Uma Oficina excelente! Após três dias de muito debate e da participação de 75 dirigentes, conseguimos alcançar em todos os sentidos os objetivos propostos, culminado com uma ampla agenda de compromissos para o fortalecimento da agricultura familiar”, avalia o secretário de Administração e Finanças, Juraci Moreira Souto.
Regional Sindical da Grande Fortaleza e Vale do Jaguaribe
A Oficina de Base da CONTAG na Regional Sindical da Grande Fortaleza e Vale do Jaguaribe, aconteceu de 01 a 03 de agosto, com a participação e contribuição no debate, da secretária de Política Agrícola da CONTAG, Vânia Marques Pinto, dos assessores da Confederação Antônio Lacerta e Ronaldo Ramos e também da Diretoria da Federação do Ceará (FETRAECE).
“A Oficina teve profundas reflexões sobre o nosso papel enquanto entidade de representação de classe, nos mostrando o quanto os(as) agricultores e agricultoras familiares estão conscientes dos seus papéis na disputa política deste ano, pois a Eleição 2022 é decisiva para o povo brasileiro. Saímos também animadas e animados com o desenvolvimento da Campanha Nacional de Sindicalização: Sindicato de Portas Abertas”, destaca a secretária de Política Agrícola da CONTAG, Vânia Marques Pinto.