Nesta sexta-feira (22 de julho), na Bahia, foi concluída mais uma rodada desta segunda etapa das Oficinas de Base da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG): “Planejando Ações para o Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário”. Além da Bahia, nesta semana, as Oficinas de base também aconteceram no Rio Grande do Norte, na Paraíba e em Santa Catarina.
Nos 4 estados foram priorizadas como ações estratégicas para fortalecer a atuação do Sistema Confederativo (Sindicatos, Federações e CONTAG) na base: o fortalecimento da sustentabilidade político-financeira; a intensificação das ações do Meu INSS Digital/CNIS; o apoio a candidaturas que tenham compromisso com o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, nas Eleições de 2022; a potencialização da produção agroecológica; a valorização dos sujeitos do campo (mulheres, jovens e terceira idade); melhorar a organização e comercialização da produção; fechar parcerias com organizações que possam contribuir com a agricultura familiar; e investir na comunicação sindical e popular.
Bahia
Na Bahia, a Oficina de Base aconteceu em Itabuna, de 20 a 22 de julho, com dirigentes da Regional Sindical Sul. Em nome da CONTAG estiveram presentes e contribuíram com o debate, o vice-presidente e secretário de Relações internacionais, Alberto Ercílio Broch, a secretária de Políticas Sociais, Edjane Rodrigues e o assessor, Ronaldo Ramos. E também a Diretoria da Federação da Bahia (FETAG-BA).
“A Oficina de Base superou nossas expectativas, pela participação, mas principalmente no Plano de Ação que a região fechou, com temas centrais para o fortalecimento da Agricultura Familiar. Meu desejo é que as Oficinas de Base sigam fortalecendo a nossa categoria”, compartilha o vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Alberto Ercílio Broch.
“Um debate participativo e com a presença expressiva da juventude rural, de lideranças municipais, onde foi apontado a necessidade de fortalecer a nossa atuação junto à base, na perspectiva de alcançarmos políticas públicas, a exemplo da assistência técnica, ainda escassa na região”, pontua a secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues.
Rio Grande do Norte
No estado potiguar, a Oficina de Base foi realizada de 19 a 21 de julho, em Natal, com dirigentes da Grande Natal, do Sertão Central e do Mato Grande, com contribuição do presidente da CONTAG, Aristides Santos, do coordenador da CONTAG na Regional Nordeste, Manoel Cândido e dos assessores Givanilson Porfírio (Gil), Gilberto Silva e Júnior Pontes, além da Diretoria da Federação do Rio Grande do Norte (FETARN).
“Uma excelente Oficina em participação e nos compromissos assumidos, onde foram apontados caminhos para nos ajudar a impulsionar o trabalho de base e a termos uma maior e melhor atuação das lideranças sindicais, tanto na Campanha Nacional de Sindicalização: Sindicato de Portas Abertas, bem como nas Eleições de 2022”, destaca o presidente da CONTAG, Aristides Santos.
Paraíba
Na Paraíba, a Oficina de Base foi de 19 a 21 de julho, em João Pessoa, com dirigentes do Cariri Ocidental, do Cariri Oriental e do Seridó. A CONTAG estava presente através do secretário da Terceira Idade, Antônio Oliveira e do assessor Arnaldo Brito. A Direção da Federação da Paraíba também esteve presente e contribuiu com o debate.
“Um momento importante onde definimos as questões prioritárias para o trabalho sindical na base. A partir do debate e contribuição dos(as) participantes, ficaram como compromissos: a criação dos Comitês Populares de Luta e a implementação da Campanha Nacional de Sindicalização: ‘Sindicato de Portas Abertas’’’, diz o secretário da Terceira Idade da CONTAG, Antônio Oliveira.
Santa Catarina
No estado catarinense, a Oficina de Base reuniu de 19 a 21 de julho, em Fraiburgo, dirigentes de Três Fronteiras, Centro Oeste e Vale Baixo do Rio do Peixe. Pela CONTAG estiveram presentes a secretária de Política Agrícola, Vânia Marques Pinto, a secretária de Meio Ambiente, Sandra Paula Bonetti e os assessores Décio Sieb e Adriana Fetzner. A Direção da Federação da Santa Catarina esteve presente e também contribuiu durante os três dias da Oficina.
“Uma Oficina muito positiva, onde foi possível identificar os principais desafios internos e externos do MSTTR catarinense e assim construir estratégias para superar esses entraves. Como pontos fortes vieram a necessidade de impulsionar a Campanha Nacional de Sindicalização: Sindicato de Portas Abertas e fortalecer o nosso papel de sociedade e de representação de categoria da classe trabalhadora no processo eleitoral deste ano”, frisa a secretária de Política Agrícola da CONTAG, Vânia Marques Pinto.
“Um diálogo pensado sobretudo nas questões de política agrícola e ao mesmo tempo permitindo um importante alinhamento político entre as instâncias do Sistema Confederativo (Sindicatos, Federações e CONTAG). Na oportunidade todos e todas presentes reconheceram o papel estratégico da Confederação na articulação junto ao Congresso e aos governos para garantir direitos e políticas públicas para a nossa categoria”, pontua a secretária de Meio Ambiente da CONTAG.
Fonte: Comunicação CONTAG - Barack Fernandes