Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
OFICINAS DE BASE
Concluída mais uma rodada das Oficinas de Base da CONTAG
WhatsApp

22 de Julho de 2022


Comunicação CONTAG - Arte: Fabris Martins
TEMAS RELACIONADOS:
base
contag
oficinas

Nesta sexta-feira (22 de julho), na Bahia, foi concluída mais uma rodada desta segunda etapa das Oficinas de Base da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG): “Planejando Ações para o Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário”. Além da Bahia, nesta semana, as Oficinas de base também aconteceram no Rio Grande do Norte, na Paraíba e em Santa Catarina. 

Nos 4 estados foram priorizadas como ações estratégicas para fortalecer a atuação do Sistema Confederativo (Sindicatos, Federações e CONTAG) na base: o fortalecimento da sustentabilidade político-financeira; a intensificação das ações do Meu INSS Digital/CNIS; o apoio a candidaturas que tenham compromisso com o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, nas Eleições de 2022; a potencialização da produção agroecológica; a valorização dos sujeitos do campo (mulheres, jovens e terceira idade); melhorar a organização e comercialização da produção; fechar parcerias com organizações que possam contribuir com a agricultura familiar; e investir na comunicação sindical e popular.   

Bahia

Na Bahia, a Oficina de Base aconteceu em Itabuna, de 20 a 22 de julho, com dirigentes da Regional Sindical Sul. Em nome da CONTAG estiveram presentes e contribuíram com o debate, o vice-presidente e secretário de Relações internacionais, Alberto Ercílio Broch, a secretária de Políticas Sociais, Edjane Rodrigues e o assessor, Ronaldo Ramos.  E também a Diretoria da Federação da Bahia (FETAG-BA).  

“A Oficina de Base superou nossas expectativas, pela participação, mas principalmente no Plano de Ação que a região fechou, com temas centrais para o fortalecimento da Agricultura Familiar. Meu desejo é que as Oficinas de Base sigam fortalecendo a nossa categoria”, compartilha o vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Alberto Ercílio Broch.        

“Um debate participativo e com a presença expressiva da juventude rural, de lideranças municipais, onde foi apontado a necessidade de fortalecer a nossa atuação junto à base, na perspectiva de alcançarmos políticas públicas, a exemplo da assistência técnica, ainda escassa na região”, pontua a secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues.  


       

Rio Grande do Norte

No estado potiguar, a Oficina de Base foi realizada de 19 a 21 de julho, em Natal, com dirigentes da Grande Natal, do Sertão Central e do Mato Grande, com contribuição do presidente da CONTAG, Aristides Santos, do coordenador da CONTAG na Regional Nordeste, Manoel Cândido e dos assessores Givanilson Porfírio (Gil), Gilberto Silva e Júnior Pontes, além da Diretoria da Federação do Rio Grande do Norte (FETARN).  

“Uma excelente Oficina em participação e nos compromissos assumidos, onde foram apontados caminhos para nos ajudar a impulsionar o trabalho de base e a termos uma maior e melhor atuação das lideranças sindicais, tanto na Campanha Nacional de Sindicalização: Sindicato de Portas Abertas, bem como nas Eleições de 2022”, destaca o presidente da CONTAG, Aristides Santos.  


  

Paraíba 

Na Paraíba, a Oficina de Base foi de 19 a 21 de julho, em João Pessoa, com dirigentes do Cariri Ocidental, do Cariri Oriental e do Seridó. A CONTAG estava presente através do secretário da Terceira Idade, Antônio Oliveira e do assessor Arnaldo Brito. A Direção da Federação da Paraíba também esteve presente e contribuiu com o debate.     

“Um momento importante onde definimos as questões prioritárias para o trabalho sindical na base. A partir do debate e contribuição dos(as) participantes, ficaram como compromissos: a criação dos Comitês Populares de Luta e a implementação da Campanha Nacional de Sindicalização: ‘Sindicato de Portas Abertas’’’,  diz o secretário da Terceira Idade da CONTAG, Antônio Oliveira.   


Santa Catarina 

No estado catarinense, a Oficina de Base reuniu de 19 a 21 de julho, em Fraiburgo, dirigentes de Três Fronteiras, Centro Oeste e Vale Baixo do Rio do Peixe. Pela CONTAG estiveram presentes a secretária de Política Agrícola, Vânia Marques Pinto, a secretária de Meio Ambiente, Sandra Paula Bonetti e os assessores Décio Sieb e Adriana Fetzner. A Direção da Federação da Santa Catarina esteve presente e também contribuiu durante os três dias da Oficina.       

“Uma Oficina muito positiva, onde foi possível identificar os principais desafios internos e externos do MSTTR catarinense e assim construir estratégias para superar esses entraves. Como pontos fortes vieram a necessidade de impulsionar a Campanha Nacional de Sindicalização: Sindicato de Portas Abertas e fortalecer o nosso papel de sociedade e de representação de categoria da classe trabalhadora no processo eleitoral deste ano”, frisa a secretária de Política Agrícola da CONTAG, Vânia Marques Pinto.

“Um diálogo pensado sobretudo nas questões de política agrícola e ao mesmo tempo permitindo um importante alinhamento político entre as instâncias do Sistema Confederativo (Sindicatos, Federações e CONTAG). Na oportunidade todos e todas presentes reconheceram o papel estratégico da Confederação na articulação junto ao Congresso e aos governos para garantir direitos e políticas públicas para a nossa categoria”, pontua a secretária de Meio Ambiente da CONTAG.   


    


Fonte: Comunicação CONTAG - Barack Fernandes 




WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico