Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
PAUTA FEMININA
Combate à violência contra a mulher no campo foi tema de debate promovido pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados
WhatsApp

13 de Agosto de 2021



TEMAS RELACIONADOS:
margaridas
mulheres
pauta feminina
violência contra as mulheres

O combate à violência contra a mulher no campo foi tema da Pauta Feminina realizada na tarde desta sexta-feira (13 de agosto), evento mensal promovido pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados para debater temas relevantes sobre temáticas relacionadas à mulher. Neste mês, a atividade integra a programação do “Agosto Lilás”, em parceria com a Comissão dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados e com a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), refletindo os 21 anos de Marcha das Margaridas e o Dia Nacional de Luta contra a Violência no Campo e pela Reforma Agrária, celebrados no dia 12 de agosto.

O debate foi mediado pela deputada federal Erika Kokay (PT-DF) e teve o objetivo de debater e analisar dados sobre a violência contra a mulher do campo, bem como dar visibilidade às mulheres que vivem e trabalham no campo, em especial àquelas que enfrentam desigualdades estruturais, desafios sociais, econômicos e ambientais agravados pela pandemia de Covid-19.

Uma das convidadas foi a secretária de Mulheres da CONTAG e coordenadora da 6ª Marcha das Margaridas, Mazé Morais. A dirigente destacou o significado do dia 12 de agosto e todo o legado deixado por Margarida Alves. “São 38 anos do assassinato de Margarida Alves. O significado dessa data para nós é imensurável! Tornou-se o Dia Nacional de Luta contra a Violência no Campo e pela Reforma Agrária. Por isso, a cada quatro anos, desde o ano 2000, marchamos em Brasília renovando o nosso compromisso com a luta que travamos diariamente contra todas as formas de violência e desigualdade que afetam as nossas vidas. Então, resgatar a memória, a luta, a força, a coragem e a ousadia de Margarida Alves nos estimula a continuar marchando”.

O debate também contou com a participação de Sônia Coelho, representante da Marcha Mundial das Mulheres; Carmen Foro, da Central Única dos Trabalhadores (CUT); Helena Gomes, representando o Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB); Naiara Santana, do Movimento da Mulher Trabalhadora Rural do Nordeste (MMTR-NE); Laeticia Jalil, da Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico; e Raquel Braz, da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Alagoas (FETAG-AL).

Durante o painel, as convidadas contextualizaram o cenário de violência agravado pela pandemia de Covid-19, com a falta de acesso à internet e às Delegacias da Mulher, principalmente nas áreas rurais, bem como a sobrecarga do trabalho doméstico. “É preciso interiorizar as delegacias para atender as áreas rurais. As mulheres do campo, da floresta e das águas enfrentam dificuldades para registrar os casos de violência devido à distância, falta de acesso à internet, por medo e por falta de testemunhas nos casos das áreas mais isoladas”, alertou Raquel Braz.

Carmen Foro ressaltou o aumento da violência gerado pelo avanço nos grandes projetos nos territórios rurais. “Estamos sufocadas nos nossos territórios. O avanço dos grandes projetos e do agronegócio vem refletindo no aumento de ataques e ameaças às nossas lideranças. Os nossos territórios sangram. Estamos em marcha nas comunidades e denunciando a situação vivida pelas mulheres, trabalhando no encorajamento das companheiras”.

Mazé Morais também reforçou que as Margaridas seguem marchando e que já estão iniciando o processo de construção da 7ª Marcha das Margaridas, prevista para agosto de 2023.

A deputada Erika Kokay encerrou o painel homenageando Margarida Alves e convocando as mulheres para seguirem em marcha. “Como disse Margarida Alves, ‘é melhor morrer na luta do que morrer de fome’ e temos fome de várias coisas, fome de justiça, de amor, de afeto, de dignidade, para além da fome de pão que voltou a existir nesse País”. FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico