Visita à Central do Cerrado na tarde desta quarta-feira (29 de junho) marcou o encerramento do Curso de Capacitação de Dirigentes em Gestão e Governança do Cooperativismo da Agricultura Familiar.
Na visita à Central do Cerrado, os mais de 90 participantes do curso, observaram e analisaram os aspectos internos e externos relacionados à produção, comercialização, estratégias de negócios e ainda degustaram produtos do Cerrado.
“Saímos daqui enriquecidos(as) pela oportunidade de conhecer uma Central do Cerrado composta com 100% de agricultores(as) familiares e que alcança e beneficia diretamente mais de 12 mil famílias do campo. Vivenciar como o cooperativismo funciona na prática nos dá uma clareza onde queremos e podemos chegar”, compartilha Ligia Daine, participante do curso.
“É importante construirmos juntos em todo o Brasil, em especial nos territórios, essa integração entre o sindicalismo e o cooperativismo. Precisamos andar de forma integrada para pensar o desenvolvimento rural e fortalecer a agricultura familiar, adotando um modelo de cooperativismo que reconhece o papel do(a) jovem, das mulheres e de toda a diversidade que é o campo”, diz Bruno Engel, participante do Curso e que também visitou a Central do Cerrado. Durante o curso, Bruno apresentou a experiência exitosa da Cooperativa Mista de Agricultores Familiares de Itati, Terra de Areia e Três Forquilhas - Rio Grande do Sul.
Promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), de 27 a 29 de junho, no CESIR/CONTAG, em Brasília/DF, o Curso de Capacitação de Dirigentes em Gestão e Governança do Cooperativismo da Agricultura Familiar habilitou os(as) participantes em Gestão e Governança do Cooperativismo Solidário da Agricultura Familiar no âmbito da DNUAF; trabalhou ações vinculadas aos pilares 2, 3, 4 e 5 do Plano de Ação Global da Década da Agricultura Familiar; e definiu estratégias de fortalecimento da organização produtiva e gestão de cooperativas da agricultura familiar e economia solidária.
“Cooperar é ajudar a agricultura familiar na produção de alimentos saudáveis e de forma sustentável, é ajudar no cumprimento do papel de alimentar o mundo. Vamos fortalecer o movimento sindical e o cooperativismo da agricultura familiar”, destaca o presidente da CONTAG, Aristides Santos.
Vale ressaltar que todos(as) os(as) participantes já tinham feito o curso básico de cooperativismo e associativismo da agricultura família, na Plataforma EAD da Unicafes, em parceria com a Coprofam e a UNB.
“É importante reafirmar a potência dessa parceria das Secretarias da CONTAG (Internacionais, Agrícola e Jovens) da Unicafes. Acreditamos que é possível fazer mudanças de forma conjunta, de termos cooperativas fortes, de fortalecermos a nossa luta por um desenvolvimento rural sustentável e solidário”, frisa a secretária de Política Agrícola da Confederação, Vânia Marques Pinto.
“É muito importante essa parceria entre a CONTAG e a Unicafes, pois o(a) agricultor(a) familiar tem que estar organizado(a). A Unicafes nasce do anseio de realmente termos um sistema cooperativo que represente a agricultura familiar. Esse curso é fruto dessa parceria e também integra a estratégia da Década da Agricultura Familiar”, pontua o vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG e presidente da Coprofam, Alberto Ercílio Broch.
“Uma das principais pautas da CONTAG é a sucessão rural. Sem trabalhar o cooperativismo não teremos êxito. Temos que criar condições para fortalecer o cooperativismo e o associativismo e devemos trabalhar em conjunto com a Unicafes”, destaca a secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon.
Mônica Bufon também esteve na visita à Central do Cerrado e fala sobre a rica experiência e oportunidade de “ver na prática como funciona, de tirar dúvidas, de analisar o beneficiamento da produção e de outras possibilidades, além de provar os produtos do Cerrado”.
Ao final, o resultado esperado de: capacitar os(as) participantes para gestão e planejamento de cooperativas e associações da Agricultura Familiar foi alcançado, reforçando mais uma vez a importância da parceira entre a CONTAG e a Unicafes.
“A CONTAG lidera o debate sobre desenvolvimento no País. Estar debatendo junto à CONTAG o cooperativismo é uma honra. Reafirmo a importância da nossa relação de parceria e que estamos trabalhando para essa relação também ser fortalecida nos estados”, pontua o presidente da Unicafes, Vanderley Ziger.
Vanderley ainda faz questão de destacar que “por o cooperativismo talvez ser um dos movimentos machista, a Unicafes está construindo a paridade no seu sistema, aprendendo com a CONTAG a ser paritária e mais participativa”.
A fala do presidente da Unicafes sobre a paridade de gênero e o protagonismo das mulheres, reafirma ainda mais a importância das rurais rumo à Marcha das Margaridas 2023. Um convite feito no início do curso, pela secretária de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais.
Também estiveram no Curso, a secretária Geral da CONTAG, Thaisa Daiane, a secretária de Políticas Sociais da Confederação, Edjane Rodrigues, a secretária de Meio Ambiente da CONTAG, Sandra Paula Bonetti, além de outros representantes da Unicafes e do Senar.
Comunicação CONTAG - Barack Fernandes
Fotos - Comunicação CONTAG - César Ramos e arquivo pessoal/Nemo Amaral