Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
REFORMA AGRÁRIA
Artigo: A transferência de terras federais para os Estados e a reforma agrária
WhatsApp

24 de Março de 2022


Divulgação
TEMAS RELACIONADOS:
Ação Direta de Inconstitucionalidade
CONTAG
CPT
reforma agrária
regularização fundiária
terras devolutas
terras públicas da União

A CONTAG está divulgando uma série de artigos sobre a Ação Direta de Inconstitucionalidade 7052, proposta pela Confederação em parceria com a CPT, que trata das transferências de terras da União aos estados do Amapá, de Rondônia e de Roraima.

Os artigos explicam os objetivos desta ação, o que é uma ADI, sobre a legislação vigente de transferência de terras, a destinação para a reforma agrária e a obrigação dos estados.

Este quarto artigo, produzido pelo Dr. Manoel Lauro Volkmer de Castilho, trata da transferência de terras federais para os estados e a reforma agrária.

“A Adin 7.052 que a CONTAG apresentou ao STF postula que o Tribunal declare serem as terras transferidas obrigatoriamente aplicadas em programas de distribuição a agricultores e agricultoras familiares, ou sem terras, mediante observância dos programas de reforma agrária e de regularização fundiária que observem o padrão constitucional correspondente e a função social da propriedade, conforme estabelecido na Constituição”, destaca trecho do artigo.

Confira, abaixo, o artigo na íntegra:

A transferência de terras federais para os Estados e a reforma agrária

As Leis nº. 10.304 e 13.465 autorizaram a União a transferir e doar terras federais não utilizadas aos estados de Roraima, Amapá e Rondônia. As leis referidas por isso excluíram das transferências as que estivessem aplicadas a finalidades públicas federais permitindo a entrega das que estivessem vagas ou não utilizadas. Essas glebas quando não têm destinação especial para o serviço federal têm, então, a finalidade de propiciar aos estados espaço territorial para a execução de suas políticas agrárias e agrícolas pois são terras rurais.

Como a Constituição, no entanto, estabeleceu que as terras rurais da União que não estiverem aplicadas a fins administrativos ou de defesa nacional devem ser direcionadas para a reforma agrária (art. 188), em regra não podem ter destinação diversa, ao menos no que diz respeito a essa finalidade. Desse modo, se as leis referidas autorizaram a entrega delas aos estados, isso então significa que, embora não mais pertencentes à União, os estados estão vinculados a essa mesma finalidade.

Em outros termos, as leis mencionadas podem alterar a titularidade das terras, mas não podem modificar a destinação delas. Para compreender o sentido dessa afirmação, basta compreender o que constitui a reforma agrária e a função social da propriedade.

De acordo com o Estatuto da Terra (Lei 4504/64), a reforma agrária é o conjunto de medidas que visam promover a melhor distribuição da terra mediante a modificação do regime de uso e posse dela para atender a justiça social, porque é assegurada a todos a oportunidade de acesso a propriedade das terras condicionada a sua função social... com a gradual extinção do minifúndio e do latifúndio.

Nesse sentido, diz esta lei, que as terras da União que não tenham destinação específica e as devolutas terão prioridade para a reforma agrária assim como as terras particulares que não atendam a sua função social, as quais serão desapropriadas, sendo todas incorporadas aos programas de reforma agrária. Excetuam-se apenas as terras com ocupação indígena, quilombola ou de comunidades tradicionais, as áreas de preservação ambiental e as de exploração direta pela União.

Assegura ainda o Estatuto que as terras rurais que vierem a ser incorporadas por desapropriação só poderão ser distribuídas sob forma de: a) propriedade familiar; b) ou aos trabalhadores que tiverem terras insuficientes; c) ou para formação de glebas com exploração por cooperativas ou associações; d) ou para conservação ou reflorestamento.

Por isso, desde a Lei 8.629/93 não se admite a existência de imóveis rurais de propriedade pública (União e Estados) com objetivos diversos dos assim previstos (art. 13).

De outra parte, as propriedades em geral que não cumprirem a função social ficam sujeitas a desapropriação (Lei 8.629/93), e se considera cumprida essa função quando simultaneamente há: a) o aproveitamento racional e adequado das terras; b) a utilização é adequada e compatível com os recursos naturais e a preservação do meio ambiente; c) quando são observados os direitos trabalhistas e as disposições que regulam as relações de trabalho; d) e quando há a preservação do bem-estar de trabalhadores e proprietários.

O uso e posse de terras públicas deve ainda ser compatível com as políticas agrícolas, assim como as medidas e ações de reforma agrária.

Essa é, em resumo, a política jurídico-administrativa construída pela legislação comum que reproduz o regime constitucional e que está inteiramente afinada com as regras constitucionais relativas à reforma agrária e à função social da propriedade, as quais não podem ser alteradas sem implicar em retrocesso e prejuízo aos direitos decorrentes desse regime.

Trata-se aí de vedação de retrocesso que é também um princípio constitucional que guarnece os direitos e garantias individuais.

Assim, quando uma lei posterior dispõe de modo diferente daquele mais favorável e que já estabeleceu as garantias da desapropriação e reforma agrária em favor da justa distribuição das terras. Em caso de mau uso da propriedade, ela se sujeita pois ao controle e desaprovação judicial porque o sistema constitucional não se compadece e não tolera regras que ofendem seus princípios e postulados.

Ante esse quadro, as leis mencionadas que autorizam a transferência de terras da União aos estados devem ser lidas e interpretadas em inteira convergência com os princípios, regras e postulados constitucionais da reforma agrária. E assim, tanto a União não pode entregar terras indicadas que estejam logicamente excluídas quanto os estados, ao receberem-nas, não podem dar-lhes destinação ou finalidade diversas da dos planos de reforma agrária ou de distribuição aos trabalhadores a quem a Constituição e a lei garantem acesso à terra e à propriedade.

Nessa linha, a Adin 7.052 que a CONTAG apresentou ao STF postula que o Tribunal declare serem as terras transferidas obrigatoriamente aplicadas em programas de distribuição a agricultores e agricultoras familiares, ou sem terras, mediante observância dos programas de reforma agrária e de regularização fundiária que observem o padrão constitucional correspondente e a função social da propriedade, conforme estabelecido na Constituição.

Clique AQUI para baixar o artigo.

Dr. Manoel Lauro Volkmer de Castilho FONTE: Dr. Manoel Lauro Volkmer de Castilho



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico