Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
REFORMA AGRÁRIA
Artigo: A transferência de terras federais para os estados
WhatsApp

15 de Março de 2022


Lalo de Almeida/FolhaPress
TEMAS RELACIONADOS:
Ação Direta de Inconstitucionalidade
CONTAG
CPT
reforma agrária
regularização fundiária
terras devolutas
terras públicas da União

A CONTAG está divulgando uma série de artigos sobre a Ação Direta de Inconstitucionalidade 7052, proposta pela Confederação em parceria com a CPT, que trata das transferências de terras da União aos estados do Amapá, de Rondônia e de Roraima.

Os artigos explicam os objetivos desta ação, o que é uma ADI, sobre a legislação vigente de transferência de terras, a destinação para a reforma agrária e a obrigação dos estados.

Este terceiro artigo, produzido pelo Dr. Manoel Lauro Volkmer de Castilho, trata da transferência de terras federais para os estados e sobre a legislação vigente.

“Como a orientação dessa lei nova alterou as diretrizes anteriores e claramente desviou a transferência das terras federais entregues aos estados de RR, AP e RO para finalidades diferentes das que a Constituição considera obrigatórias, a CONTAG, em nome e em defesa dos interesses da agricultura familiar, dos trabalhadores e trabalhadoras rurais sem terra ou dos sem acesso à propriedade, apresentou a já mencionada Adin 7052 para que o STF declare que os estados, apesar das novas regras, estão obrigados a destinarem as terras recebidas para as atividades de reforma agrária e regularização fundiária, que respeitem todos os requisitos e objetivos da reforma agrária”, explica no artigo.

Confira, abaixo, o artigo na íntegra:

A transferência de terras federais para os estados

Atendendo reclamações do estado de Roraima -- que dizia que mais da metade de seu território era constituído por terras indígenas ou unidades de conservação ambiental e que assim não dispunha de terras estaduais suficientes para as suas políticas agrárias -- a União, em 2001, fez aprovar a Lei nº 10.304, que transferiu para aquele Estado terras federais que não estivessem excluídas conforme uma relação delas expressamente indicadas.

E fez o mesmo, mais tarde, com relação ao estado do Amapá pela Lei nº 11.949/2009. Em ambos os casos, acompanhou um decreto pelo qual se estabeleceu detalhes para a realização da entrega.

As terras excluídas, disse a lei, são a) as que estão mencionadas no art. 20, II a XI da Constituição (i.e. terras devolutas de fronteira; lagos, rios; ilhas fluviais limítrofes e oceânicas; recursos da plataforma continental; mar territorial; terrenos de marinha; energia hidráulica; recursos minerais; cavidades naturais e arqueológicos; e terras indígenas); b) as que estão destinadas a projetos de assentamento; c) as que se destinem a unidades de conservação já criadas ou em instituição; d) as áreas de uso público comum do povo ou uso especial da administração; e) e as que foram objeto de titulação pela União.

O estado de Rondônia, criado antes da transformação dos Territórios de Roraima e Amapá, não tinha tido a mesma vantagem e, então, quando da aprovação da MP 759 pelo Congresso, por iniciativa parlamentar, foi inserida um artigo semelhante que se converteu no art. 102 da Lei nº 13.465/2017, agora então contemplando esse ex-Território com terras federais a serem doadas, excluídas nas mesmas condições às utilizadas pela União.

Essas leis tiveram o propósito de atribuir espaço territorial aos ditos estados, mas estabeleceram que as glebas em questão deveriam ser utilizadas em atividade de conservação ambiental e desenvolvimento sustentável, de assentamento, de colonização e de regularização fundiária.

Os decretos que regulamentaram as leis referentes a RR e AP, além da exclusão de áreas definidas na lei, estabeleceram ainda que na transferência de terras federais para os estados deveria: a) ser observada a preservação ambiental nos termos da lei própria; b) os territórios quilombolas já delimitados; c) os requisitos relativos às terras de fronteira; d) o prévio georreferenciamento e a priorização da regularização fundiária já em tramitação no Incra.

E, quando da transferência, as terras deveriam estar identificadas, georreferenciadas e destacadas daquelas excluídas.

Esses procedimentos são demorados e custosos. Então, já no governo Bolsonaro, expediu-se a Lei nº 14.004 de 2020 que: a) dispensou a manifestação do Conselho de Defesa Nacional quando as terras estivessem na fronteira; b) resguardou os títulos dados pela União ainda não registrados; c) estabeleceu que o georreferenciamento e identificação pela União deveriam ser realizados em um ano após o que presumia-se feito; d) e que a falta dele não impediria a transferência das terras para os estados.

Essa mesma lei também alterou a regra de destinação das terras assentando agora que deveriam ser preferencialmente aplicadas: a) em atividades agropecuárias diversificadas; b) em atividades de desenvolvimento sustentável de natureza agrícola ou não; c) em projetos de colonização estaduais.

Ou seja, daí por diante, para as transferências já autorizadas: a) poderiam ser dispensadas a concordância do Conselho de Defesa nas terras de fronteira; b) a falta do georreferenciamento em 1 (um) ano não impediria a transferência; c) e as terras deveriam ser utilizadas preferencialmente em atividades empresariais diversificadas, ou mesmo não agrícolas.

Ante esse quadro, as disposições originais perderam o significado de propiciar aos estados território para o desenvolvimento de políticas públicas agrárias que eram o propósito lógico e natural da destinação de terras rurais federais cuja finalidade, de acordo com a Constituição, deveria ser a aplicação necessária e exclusiva na distribuição ou na reforma agrária.

Como a orientação dessa lei nova alterou as diretrizes anteriores e claramente desviou a transferência das terras federais entregues aos estados de RR, AP e RO para finalidades diferentes das que a Constituição considera obrigatórias, a CONTAG, em nome e em defesa dos interesses da agricultura familiar, dos trabalhadores e trabalhadoras rurais sem terra ou dos sem acesso à propriedade, apresentou a já mencionada Adin 7052 para que o STF declare que os estados, apesar das novas regras, estão obrigados a destinarem as terras recebidas para as atividades de reforma agrária e regularização fundiária, que respeitem todos os requisitos e objetivos da reforma agrária.

Clique AQUI para baixar o artigo. FONTE: Dr. Manoel Lauro Volkmer de Castilho



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico