Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
MEIO AMBIENTE
3 de dezembro: Dia Mundial de Luta Contra os Agrotóxicos!
WhatsApp

03 de Dezembro de 2020



TEMAS RELACIONADOS:
agrotóxicos
alimentação saudável
meio ambiente

A data de 3 de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra os Agrotóxicos, é alusiva ao fato de que, em 1984, 20 mil pessoas faleceram após a explosão de uma fábrica de agrotóxicos, na Índia, o que causou comoção mundial, tornando-se, assim, o dia “D” de protesto e denúncia acerca dos danos causados pelo uso de agrotóxicos.

No Brasil, nessa quinta-feira, 3 de dezembro, intensifica-se a luta da CONTAG, bem como de todas as organizações e pesquisadores(as) em alertar a população e os governos quanto aos danos causados pelo uso de agrotóxicos na agricultura e nos alimentos que chegam a nossa mesa, pois a contaminação dos alimentos causa prejuízos irreparáveis à saúde humana, bem como ao meio ambiente. A pulverização de defensivos químicos na agricultura tem ainda como consequência a retenção de toxinas na água, no solo e no ar, entretanto, continua sendo largamente utilizada sob o pretexto de ser a única forma para eliminar pragas e exterminar plantas invasoras, garantindo o lucro dos grandes grupos empresariais do agronegócio.

Apesar do incessante esforço coletivo das diversas organizações do campo e da cidade e dos(as) pesquisadores(as) em pautar junto ao Governo Federal políticas públicas eficazes de incentivo à produção agrícola de alimentos saudáveis, sem uso de agrotóxicos, através da produção orgânica e agroecológica, não temos muito o que comemorar.

Contrário a este movimento pela vida, de proteção ambiental e da saúde pública, através do incentivo de novas práticas agrícolas e agroecológicas, o que vimos nos últimos dois anos foram retrocessos no Brasil. Em plena pandemia de Covid-19 houve a liberação pelo governo brasileiro de novos registros de agrotóxicos, bem como a importação e reclassificação de outros defensivos, pois a maioria absoluta dos produtos passou de classes ou categorias de alta toxicidade para moderada ou baixa, além de um grande número de herbicidas que antes estavam classificados e passaram para “não classificados”, o que demonstra a conivência e o incentivo do poder público ao cultivo das monoculturas realizadas por grandes empreendimentos capitalistas no Brasil, com uso de agrotóxicos em larga escala.

A posição do Brasil entre os países que mais importam e utilizam agrotóxicos no mundo confirma essa conjuntura política brasileira, onde o agronegócio se consolida como força política e econômica, capaz de intervir diretamente na aprovação ou revogação de normativas legais que lhe favoreçam.

A CONTAG, que compõe a Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, juntamente com outras organizações da sociedade civil organizada, soma esforços ao realizar o debate coletivo com outras instituições, com o Congresso Nacional e com a sociedade, desenvolvendo um trabalho que visa alertar a população e as autoridades acerca do perigo do consumo de alimentos contaminados por agrotóxicos, bem como dos danos ao meio ambiente e à saúde humana.

“Reafirmamos a necessidade de investimentos públicos, através de programas e projetos de incentivo aos processos de transição da produção agrícola tradicional para a agroecologia, apoio à cadeia produtiva, à agricultura familiar, que é a maior produtora de alimentos orgânicos e agroecológicos do Brasil, pois alimentação saudável é também uma questão de saúde pública e econômica, que gera renda e novos empregos. Chega de agrotóxicos, a vida em primeiro lugar!”, destaca a secretária de Meio Ambiente da CONTAG, Rosmari Malheiros. FONTE: Secretaria de Meio Ambiente da CONTAG



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico