No dicionário, a palavra escuta significa “Dar atenção a algo ou a alguém”. Para a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), o ato de escutar tem sido um exercício fundamental para dar liberdade para que cada um(a) que participa das Oficinas de Base possa contribuir com suas propostas para “Planejar Ações para o Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário” no campo brasileiro.
Neste caminho, desde que iniciou no dia 17 de março de 2022, em Manaus, a segunda etapa das Oficinas de Base, a Confederação tem percorrido por todo o Brasil, promovendo junto as Federações filiadas um processo de escuta, diálogo e reflexão sobre o contexto atual e para estabelecer compromissos coletivos que fortaleçam a ação e prática sindical.
Nesta semana o processo de escuta aconteceu nos estados do Amazonas, do Pará, do Mato Grosso do Sul, de Goiás e de Rondônia. Ao todo foram realizadas 7 Oficinas de Base.
Assim como já apontadas em Oficinas anteriores, os(as) dirigentes que participaram das Oficinas nesta semana, apontaram como temas estratégicos para implementar e consolidar o Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, a eleição de candidatos e candidatas que tenham real compromisso com as pautas da Agricultura Familiar, neste pleito eleitoral de 2022; a sustentabilidade político-financeira, em especial, com a implementação da Campanha Nacional: Sindicato de Portas Abertas; e uma maior participação e protagonismo dos sujeitos do campo (mulheres, juventude e terceira idade e pessoas idosas) no campo e no Sistema Confederativo (Sindicatos, Federações e CONTAG).
Para implementar o Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, os(as) dirigentes do Amazonas, do Pará, do Mato Grosso do Sul, de Goiás e de Rondônia também apontam ações que fortaleçam a Educação e Saúde do Campo, a Formação e a Comunicação Sindical e Popular, a Reforma Agrária/Regularização fundiária e a manutenção e ampliação de políticas públicas que permitam uma maior e melhor produção e comercialização da agricultura familiar. A organização econômica a partir do cooperativismo também veio como proposta nas oficinas.
Amazonas
No Amazonas a Oficina de Base aconteceu de 22 a 24 de junho, em Nhamundá, com dirigentes do Polo Baixo Amazonas. A CONTAG marcou presença através do secretário da Terceira Idade, Antônio Oliveira e dos assessores Ronaldo Ramos e Altemir Viana.
Pará
No Pará, a primeira Oficina de Base foi realizada de 20 a 22 de junho, em Altamira, com a participação de dirigentes da Regional Altamira, e a segunda teve início no dia 23 e vai até 25 de junho, em Marabá, com sindicalistas da Regional Sul e Sudeste da Federação do Pará (Fetagri-PA). As duas oficinas têm a contribuição do secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG, Carlos Augusto Silva (Guto) e do assessor da Presidência da Confederação, Givanilson Porfírio (Gil).
Mato Grosso do Sul
Realizada de 22 a 24 de junho, na capital de Campo Grande, a Oficina de Base conta com a presença de 85 dirigentes de Sindicatos dos três Polos da Federação. A CONTAG foi representada pela secretária Geral da CONTAG, Thaisa Daiane e peos assessores da Confederação, Ana Bisneto e Gilberto Viegas.
Goiás
Em Goiás, a Oficina de Base aconteceu de 22 a 24 de junho, em Anápolis, reunindo dirigentes do Centro e Meia Ponte, e tendo a contribuição da Confederação através do secretário de Finanças e Administração, Juraci Moreira Souto e de Política Agrária, Alair Luiz dos Santos e dos assessores, Antônia Lacerda, Lívia Barreto e Marcos Pereira.
Rondônia
Em Rondônia foram duas Oficinas de Base. De 20 a 22 de junho, em Presidente Médice, com sindicalistas das Regionais Centro Sul, Jaru e Porto Velho. E de 22 a 24 de junho, em Cacoal, com dirigentes das Regionais Cone Sul, Zona da Mata e 429. Pela CONTAG contribuíram com o debate, o presidente da CONTAG, Aristides Santos, a secretária de Jovens da Confederação, Mônica Bufon e os assessores, Alonso Santos e Socorro Simas.
A CONTAG, Federações e Sindicatos filiados seguem na escuta e no planejamento de ações para o Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário no campo brasileiro!
Comunicação CONTAG: Barack Fernandes