Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
OFICINAS DE BASE
Escutar para planejar ações para o Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário
WhatsApp

24 de Junho de 2022


Arte - Fabris Martins
TEMAS RELACIONADOS:
base
contag
oficinas

No dicionário, a palavra escuta significa “Dar atenção a algo ou a alguém”. Para a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), o ato de escutar tem sido um exercício fundamental para dar liberdade para que cada um(a) que participa das Oficinas de Base possa contribuir com suas propostas para “Planejar Ações para o Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário” no campo brasileiro. 

Neste caminho, desde que iniciou no dia 17 de março de 2022, em Manaus, a segunda etapa das Oficinas de Base, a Confederação tem percorrido por todo o Brasil, promovendo junto as Federações filiadas um processo de escuta, diálogo e reflexão sobre o contexto atual e para estabelecer compromissos coletivos que fortaleçam a ação e prática sindical. 

Nesta semana o processo de escuta aconteceu nos estados do Amazonas, do Pará, do Mato Grosso do Sul, de Goiás e de Rondônia. Ao todo foram realizadas 7 Oficinas de Base. 

Assim como já apontadas em Oficinas anteriores, os(as) dirigentes que participaram das Oficinas nesta semana, apontaram como temas estratégicos para implementar e consolidar o Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, a eleição de candidatos e candidatas que tenham real compromisso com as pautas da Agricultura Familiar, neste pleito eleitoral de 2022; a sustentabilidade político-financeira, em especial, com a implementação da Campanha Nacional: Sindicato de Portas Abertas; e uma maior participação e protagonismo dos sujeitos do campo (mulheres, juventude e terceira idade e pessoas idosas) no campo e no Sistema Confederativo (Sindicatos, Federações e CONTAG). 

Para implementar o Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, os(as) dirigentes do Amazonas, do Pará, do Mato Grosso do Sul, de Goiás e de Rondônia também apontam ações que fortaleçam a Educação e Saúde do Campo, a Formação e a Comunicação Sindical e Popular, a Reforma Agrária/Regularização fundiária e a manutenção e ampliação de políticas públicas que permitam uma maior e melhor produção e comercialização da agricultura familiar. A organização econômica a partir do cooperativismo também veio como proposta nas oficinas.   

Amazonas

No Amazonas a Oficina de Base aconteceu de 22 a 24 de junho, em Nhamundá, com dirigentes do Polo Baixo Amazonas. A CONTAG marcou presença através do secretário da Terceira Idade, Antônio Oliveira e dos assessores Ronaldo Ramos e Altemir Viana.


Pará

No Pará, a primeira Oficina de Base foi realizada de 20 a 22 de junho, em Altamira, com a participação de dirigentes da Regional Altamira, e a segunda teve início no dia 23 e vai até 25 de junho, em Marabá, com sindicalistas da Regional Sul e Sudeste da Federação do Pará (Fetagri-PA). As duas oficinas têm a contribuição do secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG, Carlos Augusto Silva (Guto) e do assessor da Presidência da Confederação, Givanilson Porfírio (Gil).


Mato Grosso do Sul

Realizada de 22 a 24 de junho,  na capital de Campo Grande, a Oficina de Base conta com a presença de 85 dirigentes de Sindicatos dos três Polos da Federação. A CONTAG foi representada pela secretária Geral da CONTAG, Thaisa Daiane e peos assessores da Confederação, Ana Bisneto e Gilberto Viegas. 


Goiás

Em Goiás, a Oficina de Base aconteceu de 22 a 24 de junho, em Anápolis, reunindo dirigentes do Centro e Meia Ponte, e tendo a contribuição da Confederação através do secretário de Finanças e Administração, Juraci Moreira Souto e de Política Agrária, Alair Luiz dos Santos e dos assessores, Antônia Lacerda, Lívia Barreto e Marcos Pereira.  


Rondônia 

Em Rondônia foram duas Oficinas de Base. De 20 a 22 de junho, em Presidente Médice, com sindicalistas das Regionais Centro Sul, Jaru e Porto Velho. E de 22 a 24 de junho, em Cacoal, com dirigentes das Regionais Cone Sul, Zona da Mata e 429. Pela CONTAG contribuíram com o debate, o presidente da CONTAG, Aristides Santos, a secretária de Jovens da Confederação, Mônica Bufon e os assessores, Alonso Santos e Socorro Simas. 

    

A CONTAG, Federações e Sindicatos filiados seguem na escuta e no planejamento de ações para o Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário no campo brasileiro! 


Comunicação CONTAG: Barack Fernandes




WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico