Concluída nesta quinta-feira (07) no Rio Grande do Norte e na Paraíba mais uma rodada desta segunda etapa das Oficinas de Base da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG): “Planejando Ações para o Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário”.
Rio Grande do Norte
No estado potiguar, aconteceu a 4ª Oficina de Base, de 05 a 07 de julho de 2022, no município de Martins, reunindo dirigentes dos Polos Sindicais: Alto Oeste e Médio Oeste, com a participação do coordenador da CONTAG na Regional Nordeste, Manoel Cândido da Costa e dos assessores, Gilberto Silva, Júnior Pontes e Ana Bisneto, além de dirigentes da Diretoria da Federação do Rio Grande do Norte (Fetarn).
A partir do debate nos três dias, os(as) dirigentes apontaram como ações para o Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, a criação de Comitês Populares de Luta e de mobilização do povo por democracia e mudanças; fortalecer as mídias sociais do Sistema Confederativo (Sindicatos, Federações e CONTAG), retomar o trabalho das jornadas sindicais, discutir e implementar o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) nos municípios, implementar o programa 16+ , realizar palestras para discutir políticas específicas para as mulheres e campanhas para a terceira idade, qualificar agricultores e agricultoras familiares para a produção agroecológica, realizar capacitação sobre as regras do Programa Terra Brasil (antigo crédito fundiário) e buscar a titulação das áreas de assentamento do INCRA, dentre outros compromissos assumidos.
“Momento importante onde definimos as questões prioritárias para o trabalho sindical na base. Destaco entre os temas debatidos, as Eleições 2022, pois a partir do pleito do dia 02 de outubro, definiremos os próximos rumos do nosso Brasil”, avaliou o coordenador da CONTAG na Regional Nordeste, Manoel Cândido da Costa.
Paraíba
Na Paraíba, a Oficina de Base foi realizada de 05 a 07 de julho de 2022, em Campina Grande, com dirigentes do Polo Borborema e contribuição da secretária Geral da CONTAG, Thaisa Daiane, do assessor da Confederação Antônio Lacerda, além da Diretoria da Federação da Paraíba (FetagPB).
Após uma profunda análise sobre o atual contexto do Brasil e um debate sobre a sustentabilidade político-financeira do Sistema Confederativo (Sindicatos, Federações e CONTAG), com ênfase na Campanha Nacional de Sindicalização: “Sindicato de Portas Abertas e debate sobre os dados sócio econômico com foco na pauta da reforma agrária e agricultura familiar, os(as) dirigentes apontaram como agenda sindical estratégica compromissos a partir de 6 prioridades (eleições 2022, sustentabilidade político-financeira, comunicação, organização da produção e comercialização e meio ambiente).
“Uma Oficina muito produtiva! A partir da análise de conjuntura foram tirados como encaminhamentos: a criação de Comitês Populares em todos os municípios e a implementação da Campanha Nacional de Sindicalização: ‘Sindicato de Portas Abertas’’’, relata a secretária Geral da CONTAG, Thaisa Daiane.
Fonte: Comunicação CONTAG - Barack Fernandes