A Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC) não é só um local de aprendizado: é um local de transformação, um local para compartilhar conhecimentos, para conhecer companheiros de luta e de fortalecer o movimento sindical, nossa forma de mudar o mundo. Por isso, cada início de curso é uma oportunidade para ampliar os horizontes de cada educando.
Ao longo do mês de maio e junho a os(as) Educadores formados(as) no último Curso Nacional da ENFOC concretizarão a primeira etapa de uma importante tarefa: a realização dos Cursos Regionais da escola. Entre os dias 25 e 31 de maio a Regional Centro Oeste realiza o 1º módulo do curso no CESIR, em Brasília.
O autoconhecimento e a identidade do sujeito em sua comunidade e em suas histórias são os temas abordados no primeiro dia do curso, quando dinâmicas com danças, músicas, colagem e concentração despertam a consciência dos educandos para sua história e a construção de sua trajetória de vida. Além disso, no 1º módulo de cada curso são abordados os temas Sociedade, Estado e Ideologia, além de serem trabalhadas as questões das relações de sujeito e identidade rural.
No curso da regional Centro Oeste participam cerca de 40 educandos, mulheres e homens, jovens e idosos dos quatro estados da região – Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O público alvo dos Cursos de Educadores abrange lideranças da luta do campo, dirigentes sindicais das federações e sindicatos, sócios, assessores e funcionários além de integrantes de associações e trabalhadores/as rurais. Todos os interessados são bem-vindos na disseminação do conhecimento da educação sindical e de fortalecimento da identidade do sujeito rural.
Na primeira semana de junho, entre 1 e 7, a Bahia receberá a primeira etapa da Região Nordeste. Em junho serão iniciados os oficinas de autoformação para a etapa seguinte e em julho iniciam-se os 2ºs módulos. “Nossa escola é lugar de transformação política. Precisamos nos conhecer e nos transformar para conhecer e transformar nossa comunidade”, afirmou o secretário de Organização e Formação Sindical da CONTAG, Juraci Souto.
Para a secretária geral da CONTAG, Dorenice Flor da Cruz, que é do Mato Grosso, está é mais uma oportunidade para que os participantes possam contribuir para a rede de educadores da CONTAG e aprender com as próprias experiências para leva-las e compartilhá-las. FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Lívia Barreto