Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
PLENÁRIA 3ª IDADE
Um campo que se forma para se transformar
WhatsApp

14 de Junho de 2016

TEMAS RELACIONADOS:
plenária 3ª idade

A Formação Político-Sindical e a Participação Política como instrumentos de fortalecimento da luta por Direitos. Esses foram os debates percebidos em dois dos diálogos temáticos ocorridos na tarde desta terça-feira, na Plenária Nacional da Terceira Idade e Idosos/as Rurais. A realidade das bases, com seus desafios e suas conquistas, foi relevante para a percepção de como está a caminhada do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) nesse contexto.

No campo da Formação, o Diálogo mostrou a importância da Enfoc (Escola Nacional de Formação da Contag), que tem conseguido envolver os diferentes grupos que integram o Movimento, durante as suas atividades. Uma estratégia fundamental para que se utilize a sabedoria do passado, na perspectiva de pensar o presente e projetar o futuro.

A grandeza dessas trocas foi exposta por Sueli Paes Pinheiro André, dirigente do Nordeste, que destacou importância da formação política dentro do MSTTR, considerando os diferentes sujeitos. “No Movimento, a gente tem uma grande riqueza de histórias, conhecimentos, mostrando que muitos lutaram e perderam a vida para que hoje a gente tenha acesso a direitos. Por isso a formação é fundamental. Não temos como lutar, se não tivermos o conhecimento dessa história”.



Nos debates apareceu, ainda, que é fundamental incentivar a participação da terceira idade nos cursos da Enfoc, para que essas pessoas possam ser formadas, mas, especialmente, pela importante contribuição que a sua experiência de vida pode oferecer aos processos formativos.

Após dez anos da Escola de Formação, a multiplicação criativa foi pontuada como um rico elemento. Além das seis turmas nacionais, cinco regionais e cinco estaduais da Enfoc, as Federações também estão organizando suas ações formativas, tomando como base a Política Nacional de Formação.

Mas, apesar dos avanços, o secretário de Formação e Organização Sindical da Contag, Juraci Moreira Souto, tem consciência dos desafios existentes: “É preciso praticar as mudanças que embasam a Política Nacional de Formação. A ideia é fazer a formação de agentes políticos, para que eles sejam verdadeiramente multiplicadores, promovam transformações em suas comunidades e façam com que as pessoas que estão lá protagonizem essas transformações.”

PARTICIPAÇÃO POLÍTICA – A estratégia de participar, de forma qualificada, nos Conselhos, especialmente o da Saúde e o dos Idosos, foi o recorte do Diálogo sobre Participação Política. Isso porque, somente com uma representação efetiva dos trabalhadores nesses espaços será possível garantir a assistência adequada.

Entre os desafios apresentados pelo grupo, nesse sentido, foi citada a formação dos conselheiros e conselheiras, especialmente em nível municipal. “Precisamos ocupar esses espaços de modo qualificado, para fazermos o controle social, para fiscalizarmos o uso dos recursos. Somente com a formação, é possível melhorar a intervenção dos nossos conselheiros e conselheiras. É importante que o MSTTR invista pesado nisso. Caso contrário, teremos poucos avanços para a nossa categoria”, analisa Orlando Luiz da Silva, representante da região Centro Oeste.

Outra preocupação apresentada pelo grupo foi com o conjunto de forças que estão atuando para extinguir o Sistema Único de Saúde (SUS). Porém, um discurso foi comum: o Movimento Sindical Rural não pode deixar isso acontecer. É preciso promover uma grande mobilização para evitar esse retrocesso. FONTE: Assessoria de Comunicação da 2ª Plenária da 3ª Idade e Idosos(as) - Ana Célia Floriano



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico