Nesta quarta-feira (12), cerca de 350 trabalhadores e trabalhadoras rurais sem terra ocuparam o gabinete do superintendente do Incra na Bahia, Luiz Guge Santos Fernandes. A ocupação foi organizada pelo MSTTR, que negocia mais agilidade no processo de reforma agrária no estado e o cumprimento da pauta de reivindicações que foi entregue ao Incra. Estão na sede da entidade agricultores e agricultoras das regiões Sul, Extremo Sul, Baixo Sul, Chapada Diamantina e Recôncavo Baiano.
Os ocupantes pedem melhor infra-estrutura para os assentamentos, como água potável, celeridade nas vistorias das propriedades e crédito. Além disso, querem a ampliação do Programa Nacional de Educação a Reforma Agrária (Pronera) e a construção de pequenas barragens.
De acordo com o secretário de Política Agrária da Fetag/BA, Gilson Gomes, a expectativa é que as negociações terminem ainda hoje (12). "Queremos fechar um acordo o quanto antes, mas, se for preciso, ficaremos o tempo necessário para garantir a pauta de reivindicações", afirma.
Fernanda PeregrinoAgência Contag de Notícias