Cerca de 10 mil trabalhadores e trabalhadoras rurais vindos de todas as regiões do País montarão acampamento na tarde desta segunda-feira (12), no estádio Mané Garrincha, em Brasília, para participar do Grito da Terra Brasil 2008. O evento, principal agenda do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), reúne anualmente lideranças sindicais de todo o país para negociar o avanço das políticas públicas do governo federal para o campo.
Este ano, os trabalhadores e trabalhadoras rurais ficarão acampados até quarta-feira (14), quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgará as respostas à pauta de reivindicações do GTB.
O documento foi entregue a Lula no dia 15 de abril. Para contemplar as demandas, o presidente formou uma equipe de negociação composta pelos Ministérios das Cidades, Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Fazenda, Educação e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Durante toda a semana passada, os dirigentes sindicais se reuniram com representantes desses órgãos para cobrar avanços em áreas como reforma agrária, crédito, educação, saúde, habitação, entre outros.
Além do encontro com Lula, a programação do GTB traz uma série de atividades na terça e na quarta-feira. Estão previstas manifestações artísticas, atos políticos e uma audiência sobre a regularização das reservas extrativistas na Câmara dos Deputados.
A abertura oficial do GTB será amanhã (13), a partir das 10h, em frente ao Congresso Nacional. Confira a programação do evento aqui. FONTE: Danielle Santos