Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
X FÓRUM SOCIAL PAN-AMAZÔNICO (FOSPA)
Tecendo o esperançar nas Amazônias
WhatsApp

13 de Julho de 2022



TEMAS RELACIONADOS:
amazônia legal
contag
fospa

Olá, de 28 a 31 de julho, acontece no campus da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, o X Fórum Social Pan-Amazônico (FOSPA), enquanto espaço de articulação dos povos e movimentos sociais para a incidência e a resistência política e cultural frente ao modelo de desenvolvimento neoliberal, neocolonial, discriminador, racista e patriarcal.



A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) e as Federações dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares dos nove Estados que compõem a Amazônia Legal (Pará, Maranhão, Tocantins, Amazonas, Rondônia, Acre, Amapá, Roraima e Mato Grosso) estarão presentes nas Tendas e contribuirão com as atividades autogestionadas.

A CONTAG e Federações da Amazônia Legal em articulação com a Central Única dos Trabalhadores(as) (CUT/PA), o Movimento Sem Terra (MST), o Movimento de Atingidos por Barragem (MAB), o Movimento Popular pela Soberania na Mineração (MAM) e o Movimento de Pequenos Agricultores (MPA) realizam também em Belém, no dia 29, o Grito da Amazônia, sendo mais uma ação estratégica Sistema Confederativo (Sindicatos, Federações e CONTAG) no X FOSPA por reforma agrária, pesquisa e fortalecimento da Agricultura Familiar.       

“O X Fórum Social Pan-Amazônico (FOSPA) será um importante e necessário espaço para que o Brasil se torne a maior potência verde e não um vilão da exploração de recursos naturais em áreas de preservação; de perseguição, ameaças e assassinatos dos povos tradicionais (agricultores(as) familiares, extrativistas, ribeirinhos(as), indígenas, quilombolas, entre outros) e de defensores(as) da floresta em pé, como foi o caso dos assassinatos do jornalista britânico Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira enquanto trabalhavam na Terra Indígena do Vale do Javari, no Amazonas”, pontua o secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG, Carlos Augusto Silva (Guto).

Desmatamento só aumenta na região

Recente dados preliminares do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram de janeiro a junho deste ano, 3.988 quilômetros quadrados foram desmatados na Amazônia (uma área maior que três vezes a capital do Rio de Janeiro, alcançando um recorde nos primeiros seis meses do ano, se comparado ao mesmo período de 2021.  

“O aumento do desmatamento e das queimadas e da exploração da Amazônia é resultado da atual política de retrocessos conduzida pelo presidente da república que reduziu o poder dos órgãos de fiscalização, faz diversas menções à exploração de recursos naturais na Amazônia e ainda questiona dados oficiais sobre o desmatamento. Portanto, o X Fórum Social Pan-Amazônico (FOSPA) será fundamental para contrapor os discursos de Bolsonaro e evitar mais retrocessos no futuro”, pontua a secretária de Meio Ambiente da CONTAG, Sandra Paula Bonetti.

Também como consequência da atual política do governo federal, a 36ª edição do relatório da CPT registrou em 2021 no Brasil, 1768 ocorrências de conflitos no campo, com 897.335 pessoas envolvidas e 35 assassinatos. Desse total, 80% dos assassinatos foram na Amazônia Legal.


Parte do Fórum Social Mundial, o FOSPA em suas nove edições, sempre aconteceu em cidades amazônicas, do Brasil, da Venezuela, da Bolívia, do Peru e da Colômbia. Sempre se afirmando como lugar de fortalecimento das lutas dos povos e contra o avanço neoliberal e conservador na região.

Amazônia, importante para o Brasil e para o mundo

A Amazônia influencia o equilíbrio ambiental de todo o planeta, sendo o maior depósito de biodiversidade do Planeta, onde inúmeras substâncias estão sendo pesquisadas para o desenvolvimento da ciência global. Além de ser um grande sistema gerador de água, por meio dos chamados rios voadores com a transposição da massa de umidade para o centro do continente, interferindo na regulação climática e nas chuvas, em todo o continente, entre outras riquezas que precisam ser salvas e conservadas por toda a humanidade. 


Saiba mais sobre o X Fórum Social Pan-Amazônico (FOSPA)


Fonte: Comunicação CONTAG - Barack Fernandes




WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico