Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
JUVENTUDE RURAL
Sucessão Rural é tema de audiência pública realizada pela Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados
WhatsApp

30 de Abril de 2021



TEMAS RELACIONADOS:
CONTAG
jovens rurais
juventude rural
sucessão rural

A Sucessão rural e incentivo à permanência da juventude no campo foi tema de Audiência Pública realizada na manhã desta sexta-feira (30) promovida pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, por meio de requerimento dos deputados Vilson da FETAEMG (PSB-MG) e Padre João (PT-MG). A CONTAG foi uma das organizações convidadas para o debate e a juventude rural brasileira fez uma grande mobilização para essa agenda e de pressão para a votação do Projeto de Lei 9263/2017, que propõe instituir a Política e o Plano Nacional de Juventude e Sucessão Rural.

A secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon, representou a juventude rural contaguiana na audiência, agradeceu aos deputados Vilson da FETAEMG e Padre João pelo requerimento e reforçou o pedido aos(às) integrantes da Comissão pela aprovação do PL 9263/2017. “Como uma jovem agricultora familiar, sei bem a realidade do que é ser jovem rural no País. É importante aprovar o PL que institui a Política e o Plano Nacional de Juventude e Sucessão Rural para garantir a permanência da juventude no campo e a soberania e segurança alimentar, ainda mais nesse cenário de aumento da fome da população brasileira.”

Segundo dados da Pnad/IBGE 2018, apresentados por Mônica durante a audiência, jovens entre 15 a 29 anos somam mais de 7 milhões de pessoas no municípios rurais.

“O nosso sonho é de ficar no campo, construir os nossos projetos de vida no campo, mas precisamos de políticas de acesso à terra, educação, saúde, trabalho, renda, acesso a mercado, acesso à internet, entre outras”, reforçou Mônica.

Portanto, segundo a dirigente da CONTAG, a sucessão rural é elemento fundamental na produção de alimentos e, inclusive, integra os pilares da Década da Agricultura Familiar. O segundo pilar é Apoiar a Juventude a garantir a Sucessão Rural da Agricultura Familiar.

“Mais do que nunca, precisamos comer comida de verdade, comida nutritiva. Então, o que será do País se a juventude sair do campo? Como será essa sucessão rural?”, questionou Mônica.

Essa defesa pela permanência da juventude rural com qualidade de vida e de trabalho também foi reforçada pelos(as) jovens representantes das organizações do Campo Unitário.

“Esse PL é um direito dos(as) jovens, de fazer parte de uma comunidade, e é uma necessidade social. E é um dever do Estado. Afinal, permanecer no campo não é uma escolha individual da juventude. Esse PL da Sucessão Rural expressa as vozes das juventudes como fundamental no enfrentamento ao desemprego, ao cenário econômico e de fome”, destacou Jailma Lopes Serafim, representante do MST.

“O PL da Sucessão Rural é o pontapé para a permanência da juventude rural no campo e o retorno de quem saiu. Para isso, é importante que o Estado brasileiro ofereça políticas públicas nesse sentido”, completou Mateus Menezes Quevedo, representante do MPA.

O deputado Vilson da FETAEMG, um dos requerentes da audiência pública, reafirmou o seu compromisso com essa demanda da juventude rural e com a agricultura familiar. “Nós somos representantes da agricultura familiar. Queremos um país com políticas públicas, com compromisso, um Brasil melhor, um Brasil sem fome e com justiça social. A agricultura empresarial é importante para a exportação, para a balança comercial. Mas, com isso não podemos deixar que acabem com a agricultura familiar, com a reforma agrária, pelo contrário. Por isso, é importante pensar e repensar essas políticas públicas”, defendeu o parlamentar.

FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico