Pela primeira vez, cerca de 36 dirigentes sindicais dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da região sul de Minas Gerais realizam um estudo sobre convenções coletivas e relações de trabalho no setor do café. Entre os itens da pauta de reivindicações, estão piso salarial acima de R$ 450, transporte gratuito e com qualidade, melhorias na alimentação e inclusão de cláusulas sociais nos acordos coletivos. O encontro promovido pelo Pólo Regional da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Minas Gerais (Fetaemg) teve início nesta quarta-feira (3), no município de Alfenas/MG.
No último dia do encontro, que termina hoje (5), será feito um levantamento das dificuldades no setor cafeeiro e também traçadas estratégias políticas e sindicais para o MSTTR. Os principais problemas enfrentados pelos trabalhadores são transportes irregulares, informalidade na contratação de trabalho e falta de cumprimento das leis trabalhistas.
A região sul de Minas Gerais conta, atualmente, com 200 mil trabalhadores e trabalhadoras rurais que são empregados nas lavouras de café. FONTE: Andréa Póvoas, Agência Contag de Notícias