Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
RIO GRANDE DO SUL
STR de Três Forquilhas faz mobilização inédita
WhatsApp

28 de Novembro de 2014



TEMAS RELACIONADOS:
rio grande do sul

Após protocolar três vezes ao longo deste ano uma pauta com reivindicações dos agricultores familiares junto à Prefeitura de Três Forquilhas, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Dilsoni Barros de Souza, em uma decisão de assembleia geral, com o respaldo de mais de 50 famílias, decidiu realizar no dia 27 de novembro uma manifestação inédita defronte à prefeitura. O 1° tesoureiro da Fetag-RS, Nestor Bonfanti, representou a Federação, bem como a Regional Litoral teve a participação de seu coordenador Luiz Steffen, da assessora Diana Hahn Justo e do presidente do STR de Três Cachoeiras, Vilson Rodrigues.

A partir das 13h, começaram a chegar os ônibus com agricultores de diversas comunidades, entre elas Barreiro, Linha Retiro, Pedra Branca, Linha Cardoso, Morro Quente, Morro dos Prusch e Morro do Chapéu. Cerca de 100 pessoas, de todas as idades, atenderam ao chamamento do STR, que busca recuperação, alargamento e ensaibramento de estradas; iluminação pública; conclusão de obras; maior agilidade no serviço de tratores; a contratação de um ginecologista e o fim do turno único. “Simplesmente seguimos a missão da Fetag, isto é, coordenador e mobilizar a categoria dos trabalhadores rurais, a partir dos problemas sentidos e vividos”, sintetizou Dilsoni.

Aos 78 anos de idade, o aposentado Valdivino Klein de Souza, associado desde a fundação do STR, se sentia orgulhoso em estar ali participando e lutando por melhorias nas estradas. “O prefeito está lá e nós aqui em busca de nossos direitos. Já me sinto vitorioso por essa manifestação. Não é porque moramos fora do centro que temos menos direitos”, justificou Valdivino. A mesma preocupação com o ensaibramento é de Juarez Savois, morador da Comunidade Morro do Chapéu. “A nossa estrada está uma vergonha. Um carro quebrou o eixo e uma moto caiu”, reclamou.

Trinta minutos depois começava o deslocamento até a sede da prefeitura. Um carro de som puxou a caminhada, enquanto Bonfanti, Dilsoni e Diana se revezavam nas falas e nos cânticos do movimento sindical. Todos com bonés, bandeiras da Fetag e da CTB. Dilsoni lembra que um dia antes da manifestação, já se via circular as caçambas com saibros em direção às localidades. As lâmpadas também começaram a ser substituídas e circulou a notícia de que pela primeira vez haveria o recolhimento de lixo eletrônico, o que se confirmou. “Foi muito bom saber dessas conquistas preliminares, mas vamos em frente, já que a nossa pauta é ainda maior”, ponderou.

A caminhada ordeira e pacífica – como é característica da Fetag - mexeu com a comunidade e atingiu o alvo: o prefeito Paulino da Silva Azevedo. Ele fez questão de sair de seu gabinete para receber o seu povo, ao contrário do que havia dito a Dilsoni. Colocou o boné da Fetag e disse que estava ali para ajudar os agricultores familiares. Após saudar os manifestantes, convidou a comitiva para entrar e em seu gabinete foi lida a pauta na íntegra. Alguns pleitos já foram atendidos e outros estão sendo encaminhados. “Agora vamos ficar vigilantes para o cumprimento de nossas solicitações”, finalizou o presidente. Bonfanti completou afirmando que a mobilização é importante para o sindicato, uma vez que reforça sua condição de existência e importância para a comunidade. FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAG-RS



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico