Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
MINAS GERAIS
STR Arcos cumpre todas as etapas do PNHR e inaugura moradias para trabalhadores
WhatsApp

15 de Março de 2012

TEMAS RELACIONADOS:
minas gerais

Desde o final do ano passado o Programa de Habitação Rural (PNHR) vem apresentando resultados em Minas Gerais com a construção de casas para famílias do meio rural. Arcos, na região centro-oeste do estado, é um dos municípios que saiu na frente. O Sindicato de Trabalhadores Rurais, com a parceria da Prefeitura e intermediação da Fetaemg, há cerca de um ano iniciou o processo de construção das dez moradias. Hoje, estão colhendo os frutos pelo esforço e por acreditarem no projeto. “No início foi muito difícil por causa do excesso de burocracia na Caixa Econômica Federal, inexperiência nossa e principalmente, por causa da escassez de recursos”, diz o presidente do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Arcos, Geraldo Rodrigues Teixeira. O dirigente se diz orgulhoso de ver a satisfação e felicidade das famílias em ter um lugar decente para morar, pois a realidade era bem diferente. “Todas as famílias beneficiadas pelo Programa são muito carentes e moravam de favor em casas de parentes e até mesmo em casas de pau a pique. Com moradia própria passaram a viver com mais dignidade”, ressalta.

Em Arcos, foram inscritas no Programa de Habitação Rural cerca de 30 famílias. Após um trabalho de campo para conhecer a realidade das famílias foram selecionadas dez. Cada uma recebeu 15 mil reais para a compra de material que foi sendo liberado em etapas, conforme a construção das casas. A Prefeitura de Arcos custeou toda a mão de obra das casas. O presidente do Sindicato diz que houve uma grande dificuldade relacionada à logística, já que as casas são muitos distantes uma da outra. “Foi difícil para fazer o material chegar até as obras. Tivemos que percorrer, às vezes, mais de 100 quilômetros.”

A partir da assinatura dos contratos com a Caixa as famílias assumiram o compromisso de quitar em quatro anos o valor de 600 reais como contrapartida. Não são cobrados juros.

O município de Arcos tem ainda 16 projetos prontos para serem entregues na Caixa. No Estado, cerca de 300 casas já foram construídas pelo PNHR e há cerca de mil projetos para serem entregues na Caixa.

Muzambinho e Cabo Verde, no sul de Minas, foram um dos primeiros municípios a colocar o programa em prática no Estado. Há também casos de sucesso em Araçuaí, Bom Jesus do Galho, Desterro de Melo, entre muitos municípios que já estão bastante avançados.

O presidente da Fetaemg, Vilson Luiz da Silva, ressalta que o Programa Nacional de Habitação Rural é uma conquista do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (Contag, Fetags e Sindicatos) que está mudando para melhor a realidade de muitas famílias no meio rural que não tinham n perspectivas de qualidade de vida. Após muitas intervenções e ajustes da Fetaemg junto à Caixa, o programa está avançado no Estado. “No final do ano passado demos um grande passo. o PNHR passou a ter novas regras, e a de maior impacto foi a ampliação dos recursos, de 12 mil para 25 mil reais por beneficiário.”

O Programa Nacional de Habitação Rural é operacionalizado pela Caixa Econômica Federal e a Fetaemg, em muitos municípios, tem atuado como intermediadora dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais, que são os responsáveis em executar o Programa. Todas as etapas de execução do PNHR são acompanhadas por engenheiros civis e assistentes sociais da Caixa, além de dos que são contratados pela Fetaemg e Sindicato. Após ter sua proposta aprovada, o beneficiário tem até 12 meses para concluir todas as etapas do Programa, ou seja, estar com a sua casa construída. FONTE: Assessoria de Imprensa FETAEMG



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico