Mais de 200 representantes de ONGs, movimentos sociais e dos governos do Brasil, Argentina e Chile discutiram sobre o desenvolvimento político, econômica e social dos países do Mercosul. O debate ocorreu na Cúpula Social do Mercosul, realizada no final do ano passado, em Salvador/BA.
A ministra do Planejamento do Chile, Paula Quintana, afirma que é importante a participação efetiva dos movimentos sociais nos debates sobre a agricultura familiar, soberania e segurança alimentar. "É importante o fortalecimento e a pressão da sociedade civil dos países do Mercosul e também a integração regional dos povos para combater a crise financeira internacional".
Paula Quintana explica também que "os governos dos países do Mercosul precisam desenvolver políticas públicas de proteção social e geração de emprego para a população".
Durante a Cúpula, representantes da Contag e autoridades governamentais participaram do lançamento da campanha da Mônica, feita pelo cartunista brasileiro Maurício de Sousa. Segundo o vice-presidente da Confederação e secretário-executivo da Coprofam, Alberto Broch, o cartunista fará trabalho educativo a fim de destacar a importância do Mercosul para o Brasil. "Será elaborado um material didático para que as nossas crianças aprendam o que é o bloco do Mercosul e a importância da sociedade estar presente nos debates que envolvem o bloco". FONTE: Andréa Póvoas, Agência da Contag de Notícias