Cerca de quarenta pessoas, entre agricultores familiares, dirigentes e funcionários de Sindicatos de Trabalhadores Rurais (STRs) filiados à Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep) receberam nesta segunda-feira (29)os certificados de conclusão do curso de formação em cooperativismo de crédito. A capacitação foi promovida pelo Instituto de Formação do Cooperativismo Solidário (Infocos) e Central Cresol Baser, com apoio da Fetaep e do Senar-PR. O curso compreendeu três etapas, realizadas entre os meses de julho e outubro em Francisco Beltrão e Guarapuava, totalizando uma carga horária de 76 horas/aula.
Além de conhecer as diversas fases que compõem a criação de uma cooperativa de crédito, os participantes foram orientados sobre as providências legais que devem ser tomadas para a implantação de uma unidade. Também visitaram cooperativas da Cresol e receberam informações sobre a origem e aplicação dos recursos financeiros, gestão de produtos e serviços, sustentabilidade financeira, auditorias, manual de controle interno, entre outros itens.
Parceria - No ano passado, a Fetaep selou uma parceria com a Cresol (Sistema de Cooperativas de Crédito Rural com Interação Solidária) e com a Unicafes- PR (União Nacional de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária) visando a criação de cooperativas de crédito destinadas a atuar em operações de investimento e custeio rurais -agrícolas e não agrícolas; crédito pessoal; crédito social, entre outras. "Para nós, essa parceria com a Cresol e Unicafes representou um marco importante, pois há muito tempo cultivamos o sonho de criar cooperativas de crédito no Paraná", afirma o presidente da Fetaep, Ademir Mueller. Ele explica que o interesse de ambas as partes é único: oferecer crédito mais fácil e barato e desburocratizar os financiamentos. "Outra vantagem é que o lucro é repartido entre os associados, que são os próprios agricultores familiares", completa Mueller.
A Cresol existe hámais de 10 anos e está presente em mais de 200 municípios do Paraná e de Santa Catarina, através de 73 cooperativas instaladas nos dois estados, abrangendo mais de 47 mil associados. A federação tem promovido eventos de capacitação destinados a interessados em montar cooperativas de crédito e, juntamente com os STRs filiados, também vem organizando grupos de agricultores familiares para a implantação de novas unidades e os auxiliando a montá-las.Mais informações com Mário Pléfk (vice-presidente e diretor de políticas agrícolas da Fetaep): (41) 3322-8711 / 9981-2131Fonte: Assessoria de Imprensa da Fetape