O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Administração Regional Alagoas (SENAR-AR/AL) retoma, nesta segunda-feira (2), os cursos de formação e qualificação de mão-de-obra que são destinados ao homem e à mulher do campo.
De acordo com o superintende do SENAR-AR/ AL, Fernando Dória, o primeiro curso ministro em 2009 será o de informática para a comunidade rural, sendo realizado nos municípios de Palmeira dos Índios e São Luiz do Quitunde.
O curso tem a finalidade de desenvolver um novo paradigma educacional que venha contribuir para uma melhor qualificação do trabalhador re trabalhadora rural, através da utilização pedagógica dos recursos da informática.
"Será um curso de 20 horas/aula e será ministrado na sede dos dois sindicatos patronais rurais. O nosso público é produtor rural e os trabalhadores, além dos seus respectivos familiares", frisou o superintendente.
De acordo com Fernando Dória, deverão ser ministrados, no decorrer deste ano, mais 1.200 cursos. "A gente trabalha de acordo com a demanda e os cursos são escolhidos para atender as mais diversas áreas de atuação. Não falta quem esteja interessado em uma nova capacitação. Temos alunos que acabam fazendo até mais de um curso por ano", frisou Dória.
Os cursos ministrados pelo SENAR-AR/ AL - em parceria com outras instituições - são nas áreas de inclusão social, destinado a capacitação de pessoas com necessidades especiais para o mercado de trabalho; alfabetização de jovens e adultos; informática para a comunidade rural, defensivos agrícolas, entre outros projetos onde constam os cursos que serão desenvolvidos ao longo deste ano. FONTE: Fetag/AL