Ocorreu, nesta semana, em Marilândia (ES), o Seminário do Cooperativismo de Crédito Solidário. O evento foi realizado a partir da parceria entre o Sistema Cresol Baser e o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e reuniu agricultores(as), lideranças locais e estaduais, representantes da CONTAG, da FETAES e de STTRs, dentre outros parceiros.
O objetivo central do seminário foi debater a expansão do cooperativismo de crédito solidário através do Projeto Cresol/BNDES para regiões brasileiras que apresentam maior índice de pobreza, com destaque para ações nos Territórios da Cidadania. Segundo informações da Cresol, os estados de Rondônia, Amazonas, São Paulo, Ceará, Pernambuco, Bahia e Mato Grosso do Sul passam a integrar a área da Cresol, assim como ações em territórios nos estados do Sul do Brasil, e em Minas Gerais e Espírito Santo.
Durante os dois dias de trabalho, o seminário contou com a apresentação dos parceiros locais, de contextualização da agricultura familiar no Espírito Santo, dos desafios e das oportunidades. “O Projeto de Expansão da Cresol/BNDES tem o objetivo de promover a inclusão social e produtiva por intermédio da expansão do crédito e da poupança local, do cooperativismo e da realização de empreendimentos coletivos, para o combate à pobreza rural, destacadamente em Territórios da Cidadania. Para isso, o seminário é de suma importância para promover este debate. Os eixos de atuação estão focados no aumento das capacidades e oportunidades, com atuação no acesso ao crédito, inclusão produtiva, interação solidária e a apropriação do conhecimento e, como contrapartida, assessoria administrativa e aplicação de recursos do Pronaf nestas áreas”, destaca Vanderley Ziger, presidente do Sistema Cresol Baser. FONTE: Cresol Baser