Durante a abertura do Seminário Nacional do Cooperativismo e da Economia Solidária, na manhã desta terça-feira (21), na Câmara dos Deputados, foi levantada a bandeira “Por um Brasil Cooperativo e Solidário” por mais de 100 representantes do cooperativismo e da economia solidária de todo o Brasil, inclusive pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) e por diversos parlamentares. A abertura do Seminário foi coordenada pelo deputado João Daniel (PT-SE).
O presidente da CONTAG, Aristides Santos, participou do ato de abertura do evento e cobrou dos parlamentares maior regulamentação do cooperativismo brasileiro. “Essa é uma dívida do Congresso Nacional com os agricultores e agricultoras familiares e com a economia solidária. Não podemos ter apenas um modelo de cooperativismo reconhecido oficialmente no Brasil. Através do cooperativismo podemos organizar melhor a nossa produção agrícola, dar maior visibilidade à agricultura familiar e à produção de alimentos e ter maior participação da economia solidária na economia brasileira”, destacou Santos.
O presidente da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), Vanderley Ziger, agradeceu aos parlamentares presentes pela voz do cooperativismo ser ouvida no Congresso Nacional. “Precisamos, cada vez mais, ter capacidade de incidência política. Se não tivermos essa capacidade para sermos ouvidos aqui, não iremos avançar. E entendemos que o cooperativismo precisa se moldar igual meia no pé. E esse é o modelo que estamos construindo, com capacidade de se moldar a qualquer realidade”, explicou Ziger.
O Seminário também pretende fazer uma formação nacional em incidência política, monitoramento e construção de políticas públicas até o dia 23 de maio, e faz parte das atividades desenvolvidas pelo projeto “Fortalecimento da Rede Unicopas”. A União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias (Unicopas) congrega quatro grandes centrais do cooperativismo e da economia solidária do país: União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários do Brasil (Unisol Brasil), Confederação Nacional das Cooperativas de Reforma Agrária do Brasil (Concrab) e União Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis do Brasil (Unicatadores).
FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi