Foi realizado hoje (20) o seminário de Saúde das Populações do Campo, Floresta e Águas da região do Baixo Amazonas, na cidade de Oriximiná, no Pará, contemplando os municípios de Belterra, Juruti, Santarém e Mojuí. O encontro é uma atividade do projeto de formação de facilitadores para a gestão participativa da Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo, Floresta e Águas - PNSIPCFA, uma parceria da Contag com a Fundação Owaldo Cruz e Ministério da Saúde.
A Fetagri Pará foi a articuladora do seminário, que contou com apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Oriximiná. O diretor de políticas sociais da Contag, José Wilson Gonçalves e a coordenadora pedagógica do projeto, Juliana Acosta, participaram do evento, que teve como objetivo debater a realidade regional e as principais demandas de saúde dessa população, bem como definir estratégias para a implementação de ações que avancem na concretização do direito à saúde.
Os avanços e desafios da PNSIPCFA foram apresentados e os principais resultados do primeiro módulo do projeto de formação foram apresentados, assim como os próximos passos até o segundo módulo do curso regional, que acontecerá de 5 a 8 de maio em Santarém/PA, contemplando ainda os Estados do Amazonas, Roraima e Tocantins. A mobilização do MSTTR para as etapas da 15ª Conferência Nacional de Saúde foi outro ponto da programação.
Aproveitando a presença de secretários de Políticas Sociais de vários sindicatos da região do Baixo Amazonas, José Wilson e a secretária de políticas sociais de Fetargri Pará, Maria Rosa Silva, realizaram uma roda de conversa para falar de assuntos como as novas medidas da previdência social e proteção infantil. FONTE: Secretaria de Políticas Sociais da CONTAG