Movimentos sociais que desenvolvem projetos de educação voltados para jovens e adultos das áreas de assentamentos no Maranhão iniciaram ontem (8) o Seminário Estadual 10 Anos do Pronera (Projeto Nacional de Educação nas Áreas de Reforma Agrária). O objetivo do evento é comemorar essa que é uma conquista da classe trabalhadora rural do Brasil e planejar as ações futuras do Pronera no Estado do Maranhão.
A Fetaema desenvolve projetos de educação para jovens e adultos que residem e trabalham nos assentamentos do Incra desde que o Pronera - fruto de uma luta dos movimentos sociais e sindicais, com grande empenho da Contag - foi criado, em 1997.Atualmente, a Fetaema está coordenando a execução de seis projetos de educação em área de assentamento/Pronera (início em 2007 e término em 2009), envolvendo um total de 5.182 pessoas, entre jovens e adultos assentados(as), nos níveis de magistério, médio e ensino fundamental.
A secretária de Política Agrícola e Meio Ambiente da Fetaema, Socorro Nascimento, explica que a Federação no início priorizou projetos de alfabetização e ensino fundamental, "devido à grande demanda de assentados(as) analfabetos(as) nos assentamentos, e à ausência não só de escolas nesses assentamentos, mas sobretudo pela falta de política de educação que respeitasse e valorizasse os trabalhadores(as) rurais, sua cultura, seu modo de vida e produção".
Parcerias - Nesse contexto a Fetaema, em parceria com as universidades públicas - Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e Centro de Educação Tecnológica (Cefet) - vem ao longo desses dez anos avançando na condução dos projetos de alfabetização e escolarização.
Mais recentemente, a federação tem desenvolvido projetos de nível médio, formando e capacitando jovens e adultos capazes de contribuir no desenvolvimento local de seus espaços de moradia e produção, constituindo novos sujeitos sociais. Para tanto, são qualificados para além do processo de escolarização formal (ler, escrever e contar), isto é, com conteúdos sobre cidadania, direitos políticos e sociais.
Nessa linha, em 2008 foi iniciado o Curso Técnico em Agropecuária para Jovens e Adultos, em parceria com o Cefet-MA, centralizando a demanda de 540 jovens assentados em nove municípios maranhenses: Barreirinhas, Turiaçu, Mirinzal, Tutóia, Zé Doca, Santa Luzia do Tide, Alcântara, Bacabal, Monção. A ação tem o apoio dos STTRs locais no processo de mobilização e controle social do projeto.
Segundo o secretário de Políticas Sociais da Fetaema, Sebastião Lisboa, o projeto terá duração de três anos. Ao final do curso, os jovens estarão aptos a atuar junto às famílias assentadas, prestando-lhes assistência técnica direta no desenvolvimento das atividades agrícolas e pecuárias, bem como orientação quanto ao manejo sustentável do solo e dos recursos naturais renováveis.
A diretriz da Fetaema, segundo a assistente social e assessora da federação nos projetos de Educação do Campo, Hélica Silva, é ter uma equipe técnica no estado capaz de fortalecer a agricultura familiar, com um aprendizado técnico compatível com as necessidades da categoria. Além disso, contribuir com uma formação humana que harmonize os saberes técnicos aos tradicionais, numa perspectiva de desenvolver o rural com sustentabilidade e valorização da agricultura familiar.
FONTE: Fetaema