O presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva, recebeu ontem (13) da secretária do meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), Ana Pellini, a renovação do Cadastro Florestal Estadual a 13 mil produtores gaúchos com atuação na silvicultura.
O cadastro, que deve ser renovado anualmente até o dia 31 de março, regulamenta a atividade e habilita o produtor rural a comercializar a madeira oriunda de florestas de espécies exóticas. “Além de representar um ano a mais com o mesmo cadastro sem que ele fique em atraso, possibilita a liberação automática da venda de lenha com a posse do cadastro, bem como o próprio Sindicato dos Trabalhadores Rurais poderá emitir o documento ao produtor”, observa.
Esse trabalho é resultado de uma parceria firmada pela Divisão de Cadastro Florestal do Departamento de Biodiversidade da Sema com a Fetag e a Procergs, o qual possibilitou a renovação das certidões de registro da atividade da silvicultura em solo gaúcho.
Pelo acordo, aFETAG-RSse encarregará da distribuição dos cadastros aos agricultores familiares, o qual não desobriga o produtor de realizar o licenciamento ambiental das florestas plantadas junto à Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). O ex-presidente da FETAG-RS, deputado Elton Weber, participou da entrega dos cadastros. FONTE: Assessoria de Imprensa FETAG-RS